ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Regional de Dourados poderá ter residência em três especialidades

Cardiologia, ortopedia e anestesiologia são as áreas previstas pelo representante do Ministério da Saúde

Por Lucia Morel e Helio de Freitas, de Dourados | 20/12/2025 10:38
Regional de Dourados poderá ter residência em três especialidades
Área interna do Hospital Regional de Dourados. (Foto: Bruno Rezende/Governo de MS)

Durante a inauguração da Unidade I do HRD (Hospital Regional de Dourados) Olga Castoldi Parizotto, o secretário de Atenção Especializada à Saúde (Saes) do Ministério da Saúde, Mozart Júlio Tabosa Sales, afirmou que a unidade poderá oferecer programas de residência médica em três especialidades.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hospital Regional de Dourados (HRD) Olga Castoldi Parizotto poderá oferecer programas de residência médica em cardiologia, ortopedia e anestesiologia, conforme anunciou o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Júlio Tabosa Sales. As bolsas dos residentes serão custeadas pelo Governo Federal. A unidade, localizada às margens da BR-463, inicia suas atividades com 100 leitos e atenderá 34 municípios da macrorregião Cone Sul, beneficiando aproximadamente 900 mil pessoas. Até 2026, o hospital deverá expandir sua capacidade para 192 leitos, incluindo a ativação do setor de hemodinâmica.

“Conversando com a direção do hospital, já assumimos o compromisso de que eles podem solicitar a abertura de residência médica nas áreas de cardiologia, ortopedia e anestesiologia”, disse. Segundo o secretário, o pagamento das bolsas dos residentes ficará a cargo do Governo Federal.

Com isso, o hospital passará a ter também papel estratégico na formação profissional. “Aqui será, além de um polo de assistência, um polo de formação de recursos humanos e de qualificação da educação médica nessa região”, afirmou, ao destacar que Dourados, segundo maior município de Mato Grosso do Sul, é referência para outras 34 cidades do entorno.

Hospital – Localizado às margens da BR-463, o HRD inicia as atividades com 100 leitos, sendo 59 de internação, 20 de UTI — 10 adultos e 10 pediátricos — e 21 destinados a cuidados imediatos. A estrutura conta ainda com quatro salas cirúrgicas e capacidade para procedimentos de média e alta complexidade em especialidades como cirurgia geral, ortopedia, aparelho digestivo, ginecologia, cirurgia plástica, urologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgia vascular.

A unidade atenderá os 34 municípios da macrorregião Cone Sul, beneficiando cerca de 900 mil pessoas. Todo o atendimento será regulado pela Central de Regulação Estadual. A expansão está prevista de forma gradual até 2026, quando o hospital deverá operar com 192 leitos, além da ativação do setor de hemodinâmica e de uma quinta sala cirúrgica.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.