ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Com aumento de casos, governo quer ampliar testes de covid-19 em MS

Secretário de Saúde quer intensificar testagem em diferentes cidades do Estado

Leonardo Rocha | 19/06/2020 11:35
Exame de coronavírus sendo feito no Lacen (Foto: Edemir Rodrigues - Governo MS)
Exame de coronavírus sendo feito no Lacen (Foto: Edemir Rodrigues - Governo MS)

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que com o aumento exponencial de casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul, a intenção é ampliar os testes no Estado, principalmente em cidades como Campo Grande, Corumbá e Dourados.

“A partir de semana que vem já estudamos como vamos ampliar o número de testes em algumas cidades, por isso estamos firmando parcerias para aumentar esta testagem”, disse ele, durante a live desta sexta-feira (19).

Geraldo adiantou que na cidade de Corumbá haverá 100 testes convencionais (PCR) por dia, nas segunda, quarta e sexta-feira, além de mais 10 (diário) no modelo de teste rápido. “Estamos correndo atrás, temos por exemplo a parceria com a Embrapa ( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para fazer a leitura destes testes”, pontuou.

O secretário também citou que para este final de semana, foi feito uma parceria com a Unimed de Dourados, que vai disponibilizar profissionais de saúde para a testagem sábado (20) e domingo (21) no sistema drive thru. “Serão 50 testes convencionais (PCR) e 40 rápidos. Desta forma evita que muitas pessoas tenham que pagar exame na rede particular”.

Apuração – Outra medida da SES (Secretaria Estadual de Saúde) será montar inquéritos e apurações em cidades como Guia Lopes da Laguna, Brasilândia e municípios da região de Dourados para obter dados sobre a contaminação local. “Assim teremos mais informações para definir as ações de saúde pública e ter mais controle sobre a doença nestas cidades”, disse Resende.

Mato Grosso do Sul já tem 4.666 casos de coronavírus, sendo 392 apenas nas últimas 24 horas. São 40 mortes registradas, com 123 pessoas internadas, 81 em hospitais públicos e 42 na rede privada. O boletim mostra que 2.290 pessoas já estão sem sintomas e portanto recuperados da doença.


Nos siga no Google Notícias