ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Com mudanças, Código de Trânsito fica de fora da prova teórica durante um mês

Autoescolas também terão de se adaptar às alterações que entram em vigor hoje

Tainá Jara | 12/04/2021 11:34
Aula prática realizada no Detran-MS (Foto: Divulgação/Detran-MS)
Aula prática realizada no Detran-MS (Foto: Divulgação/Detran-MS)

As autoescolas também terão de se adaptar as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, em vigor a partir desta segunda-feira. Além de alterações relativas ao tempo para renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e penalidade quanto ao descumprimento das normas, será adotado período de transição para os alunos em formação não sejam prejudicados.

Em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta segunda-feira, pelo Detran-MS (Departamento Nacional de Trânsito de Mato Grosso do Sul), a diretora de Educação Elijane Coelho, explicou que durante um mês questões relativas ao código não cairão nos exames teóricos aplicados.

O período servirá para não prejudicar quem estudou em cima do antigo Código nos últimos meses e dar tempo para o conteúdo ser repassado a novos alunos. O conteúdo voltará a ser cobrado a partir do dia 12 de maio.

Outra mudança relativa a educação dos condutores, é a não obrigatoriedade de aulas noturnas durante o curso prático de formação de condutores (categorias A e B) para a primeira habilitação, além da revogação do prazo de 15 dias para nova avaliação, caso o aluno seja reprovado no exame prático e teórico.

Ciclistas – As mudanças também afetam a convivência entre veículos automotores e ciclistas. Conforme a diretora, não reduzir a velocidade próximo a ciclistas passará a ser considerado penalidade gravíssima.

Já estacionar veículos em locais destinados a ciclovia será considerada infração grave. “São situações que contrariam a questão da mobilidade urbana”, relembrou.

Nos siga no Google Notícias