ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Conselho do Direitos Humanos cobra proteção efetiva aos indígenas em MS

Recomendação foi aprovada por unânimidade durante reunião nesta sexta-feira (07)

Adriano Fernandes | 07/07/2022 23:59
Indígenas fugindo de tiros durante conflito em Amambai. (Foto: Direto das Ruas)
Indígenas fugindo de tiros durante conflito em Amambai. (Foto: Direto das Ruas)

O CNDH (Conselho Nacional dos Direitos Humanos) aprovou hoje (07)por unanimidade, durante 60ª reunião ordinária, recomendação a órgãos públicos para que atuem efetivamente na proteção e assistência de povos indígenas Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul. A Recomendação n. 27 foi elaborada pela Comissão Permanente dos Direitos dos Povos Indígenas, dos Quilombolas, dos Povos e Comunidades Tradicionais, de Populações Afetadas por Grandes Empreendimentos e dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Envolvidos em Conflitos Fundiários do CNDH, com a colaboração da defensora pública federal e integrante da comissão Daniele Osório.

O documento é motivado pelos ataques ocorridos durante retomada Guarani e Kaiowá em Guapoy Mirim Tujuy em 24 de junho, que resultou na morte do indígena Vitor Ferreira e deixou dezena de feridos. Para o conselheiro Dinamam Tuxá, o caso do Mato Grosso do Sul é um retrato da escalada de violência que os povos indígenas vem sofrendo. “O que ocorreu no MS ocorre também em PE, e a recomendação do CNDH busca dar algum tipo de encaminhamento a fatos recorrentes contra nós”, comenta.

Entre as recomendações expressas no documento, o CNDH recomenda à Funai que atue na proteção e assistência dos povos indígenas Guarani e Kaiowá no estado, habilitando-se como parte nas ações judiciais que envolvem as áreas para defender os direitos indígenas.

Recomenda ainda à Polícia Federal que investigue, inclusive a partir da permissão legal prevista na lei n. 10.446/2002, o assassinato do indígena para identificar autor(es) do crime, por meio do Serviço de Repressão a Crimes Contra Comunidades Indígenas e Conflitos Agrários, haja vista a competência federal, diante da disputa territorial na área em questão e do interesse da comunidade indígena Guarani e Kaiowá.

Já à Polícia Militar do Mato Grosso do Sul recomenda a não repetição de atos de violência e ação abusiva contra povos indígenas, o levantamento do sigilo e a suspensão do inquérito instaurado até apuração dos fatos pela Polícia Federal.

Nos siga no Google Notícias