ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Consulta pública para vacinação contra covid em crianças começa nesta quinta

Período para que "sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas" será até 2 de janeiro

Ana Oshiro | 22/12/2021 10:43
Vacina para crianças entre 5 e 11 anos é diferente das aplicadas em crianças acima dos 12 anos e adultos. (Foto: Eric Seals/Reuters)
Vacina para crianças entre 5 e 11 anos é diferente das aplicadas em crianças acima dos 12 anos e adultos. (Foto: Eric Seals/Reuters)

Governo federal divulgou na manhã desta quarta-feira (22), que vai abrir consulta pública sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. A confirmação veio através de texto publicado no Diário Oficial da União.

A consulta começa nesta quinta-feira (23) e segue até dia 2 janeiro, este será o período para que "sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas" sobre o assunto, conforme texto do Diário Oficial. As manifestações poderão ser enviadas no portal do Ministério da Saúde.

Autorizada desde o dia 16 de dezembro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com parecer favorável da Câmara Técnica que assessora o governo sobre imunização da covid-19, além de recomendação de especialistas da comunidade médica, a aplicação da vacina da Pfizer em crianças enfrenta resistência do governo federal.

Em outubro, a farmacêutica disse que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções nesta faixa etária. Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a autorização da Anvisa não é suficiente para iniciar a vacinação.

Como será? - A vacina para as crianças de 5 a 11 anos tem dosagem de 10 microgramas, corresponde a um terço da formulação aplicada em adultos.

A formulação pediátrica é diferente daquela aprovada anteriormente apresentada para o público com mais de 12 anos – portanto, não pode ser utilizada a formulação de adultos diluída e o governo federal terá que comprar uma versão específica do produto com dosagens e frascos diferentes, apesar do princípio ativo ser o mesmo.

Diversos países pelo mundo já estão vacinando crianças. Argentina, Áustria, Canadá, China, Chile, Cuba, Estados Unidos, Portugal, França, Israel, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Grécia, Hungria e Itália são algumas das nações que já iniciaram a vacinação nesse público.

Nos siga no Google Notícias