Corumbá reedita festival gastronômico na reconstrução do seu perfil turístico
Destino não é apenas pesca, é o centro do Pantanal e berço da cultura

Nos últimos anos, durante a gestão do então prefeito Marcelo Iunes, Corumbá não deu o devido tratamento a uma de suas vocações, o turismo, embora situada no centro do Pantanal. A pesca esportiva se manteve ativa, atraindo anualmente milhares de amantes dessa modalidade, porém, por iniciativas e investimentos dos empresários. O turismo cultural e ecológico foi colocado à margem por falta de políticas públicas de fomento.
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Corumbá busca retomar protagonismo turístico com a revitalização de eventos e projetos. Após período de estagnação na gestão anterior, a cidade investe em ações para fortalecer o turismo cultural e ecológico, com foco na rica culinária e belezas naturais do Pantanal. A Fundação de Turismo do Pantanal lidera a reorganização do setor, promovendo a integração do trade turístico e o fomento de iniciativas. Um dos destaques é a reedição do Festival Gastronômico do Pantanal, previsto para dezembro, que visa valorizar a culinária regional. Além disso, a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com a inclusão de setores importantes como Sebrae e Associação Comercial, e o lançamento de um guia turístico digital interativo demonstram o empenho da cidade em se consolidar como destino turístico. A retomada do Observatório de Turismo do Pantanal, com pesquisas sobre o fluxo de visitantes, complementa as estratégias para o desenvolvimento do setor.
O posicionamento da Capital do Pantanal no mercado como um dos principais destinos de natureza é um dos desafios da atual administração na reconstrução de projetos, estratégias e resgate de eventos que traduzem também a valorização da cultura e da rica e diversificada culinária regional – elementos que potencializam e diferenciam a região no turismo em Mato Grosso do Sul. A cidade está cercada de belezas naturais e tem um centro histórico relevante.
A reorganização do setor, segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, turismólogo Zelinho Carvalho, evoluiu no primeiro semestre com a aglutinação do trade turístico e ações de fomento e fortalecimento do segmento. Na noite de ontem, a fundação apresentou alguns resultados dessa retomada e anunciou a reedição do festival gastronômico pantaneiro e a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Novo Comtur - Agendado para 4 a 7 de dezembro, o Festival Gastronômico do Pantanal é uma releitura do Festival Gastronômico Sabores das Américas (Fegasa), que integrou a programação do Festival América do Sul e depois tornou-se um evento solo até sucumbir na 6ª edição, em 2017. Com circuito gastronômico nos restaurantes, oficinas, aulas shows, visitas técnicas e atrações culturais, o festival tem o apoio do Governo do Estado, Sebrae, Fecomercio e outros parceiros.
“Queremos valorizar a nossa culinária pantaneira, que é tão importante para o desenvolvimento turístico da nossa região, além de ser um dos principais motivadores de viagens pela experiência gastronômica única que proporciona às pessoas”, cita Zelinho Carvalho, ao comandar o 2º Encontro Corumbá + Turismo – evento de articulação, diálogo, apresentação de resultados e fortalecimento da cadeia produtiva do setor.
A reformulação do Comtur, para ele, foi uma das conquistas nesse primeiro semestre. O conselho foi desfigurado nos últimos anos e não incluía entre seus membros setores cruciais, como Sebrae e Associação Comercial. Também foi anunciado um curso de condutores de turismo destinado a jovens da área urbana, objetivando ampliar o atendimento aos visitantes. O curso será realizado em parceria com a Ong Instituto Homem Pantaneiro (IHP).

Guia virtual - Outro produto lançado no encontro foi a reativação do guia digital interativo “Corumbá Incrível!”, uma plataforma desenvolvida pela Embratur, em parceria com o município, para auxiliar turistas em visita ao Pantanal Sul com informações personalizadas sobre o destino, usando como ferramentas a Inteligência Artificial (IA) e o WhatsApp. É uma tecnologia acessível na palma da mão com dados sobre atrativos, serviços e roteiros urbanos.
A Fundação de Turismo também apresentou a restauração do formato do Observatório de Turismo do Pantanal, criado em 2013, que deixou de cumprir seus objetivos nos últimos anos ao centralizar seus levantamentos a eventos. O observatório realizou pesquisas no primeiro semestre e apontou que a cidade recebeu mais de 10 mil turistas durante o Carnaval, Festival América do Sul e Banho de São João, com pico de ocupação hoteleira em maio (61%).