ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Criança londrina é novo caso suspeito de varíola dos macacos na Capital

Secretaria de Saúde emitiu comunicado para que todos os municípios de MS fiquem em alerta

Caroline Maldonado | 01/07/2022 11:21
Imagem aérea de Campo Grande, onde caso suspeito de varíola dos macacos foi registrado. (Foto: Divulgação/PMCG)
Imagem aérea de Campo Grande, onde caso suspeito de varíola dos macacos foi registrado. (Foto: Divulgação/PMCG)

Nesta semana, o Ministério da Saúde registrou novo caso suspeito de varíola dos macacos, também chamada de monkeypox, em Mato Grosso do Sul, que está sendo monitorado pelas equipes de vigilância em saúde. Outros dois casos de pacientes que estavam com suspeita foram descartados, nas últimas semanas.

O novo caso suspeito é de uma criança, de 2 anos, moradora de Londres, no Reino Unido, que veio para Campo Grande. A mãe procurou atendimento médico em uma unidade de saúde da Capital, na segunda-feira (27), onde foi constatada a presença de erupção cutânea múltipla pelo corpo da criança.

Além de sintomas, a criança tem histórico de viagem a país endêmico. A criança segue com boa evolução e em isolamento domiciliar.

"Diante do surgimento do cenário da monkeypox no mundo, o Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) e a Gerência Técnica Estadual de Saúde Única de Mato Grosso do Sul emitiram comunicação de risco a todos os municípios do estado para que todo sistema de vigilância fique alerta e execute ações oportunas em caso de aparecimento de casos suspeitos", informou a SES, em nota ao Campo Grande News.

Brasil - Dos 99 casos que foram notificados no Brasil, 21 foram confirmados, 23 casos permanecem suspeitos e 55 foram descartados. São quatorze confirmados em São Paulo, cinco no Rio de Janeiro e dois no Rio Grande do Sul.

As equipes de saúde dos Estados já fizeram coletas para análise laboratorial e aguardam os resultados.

Clique aqui para acessar o boletim do Ministério da Saúde.

Nos siga no Google Notícias