ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

De 21 pacientes com coronavírus em MS, três estão na UTI de hospitais

De acordo com a SES, todos estão com quadro estável, sendo dois em Campo Grande e um em São Paulo

Aline dos Santos e Maristela Brunetto | 24/03/2020 13:10
Novo coronavírus tem 21 casos confirmados em Mato Grosso do Sul. (Foto: Chico Ribeiro)
Novo coronavírus tem 21 casos confirmados em Mato Grosso do Sul. (Foto: Chico Ribeiro)

Dos 21 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul, a doença se mostrou mais grave para três pessoas, que seguem internadas em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva), sendo duas em hospitais particulares de Campo Grande e uma em São Paulo.

Os dados foram repassados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) nesta terça-feira (dia 24). Não foram divulgadas informações sobre os pacientes, somente que estão com quadro estável.

Como já divulgado pelo Campo Grande News, o paciente internado em São Paulo é o cônsul da Síria em Mato Grosso do Sul, Kabril Yussef, de 67 anos.  Ontem, ele teve melhora no quadro de saúde e segundo a família, os médicos vão avaliar para que nos próximos dias já possam respirar sem ajuda de aparelhos.

Velocidade e pneumonia - Embora seja uma pandemia que causa medo pela velocidade em que se prolifera e a alta letalidade entre idosos, os números de Mato Grosso do Sul por enquanto demonstram que este grupo de risco ainda é bem isolado. Somente duas pessoas têm mais de 60 anos e foram contaminados a partir de contato com pessoas que têm o coronavírus, segundo as informações do boletim da secretaria.

Os demais têm idades entre 13 e 50 anos.  Não há registros de óbitos em Mato Grosso do Sul. O coronavírus vem apresentando uma média de mortalidade de 1% nos países em que a pandemia atingiu grandes proporções, com exceção da Itália, em que chega a 8%, sendo que um dos fatores para explicar é o elevado número de idosos doentes.

Diante da falta de vacina ou medicamentos próprios para a doença, o isolamento social e aplicação em massa de testes na população são as medidas defendidas. O Brasil não dispõe de número elevado de testes, esperando envio de encomenda à China, sendo então as medidas reforçadas para evitar o contágio, com decretação de estado de calamidade, emergência e toque de recolher, este último já em vigor em 18 cidades do Estado.

O médico infectologista Rodrigo Nascimento Coelho, do HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian, explica que o coronavírus, até então, era conhecido por causar resfriados, mas o novo coronavíru, que provoca a doença Covid-19, se destaca pela rapidez do contágio e por quadro de pneumonia viral muito forte.

Nos siga no Google Notícias