ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Deixada em hospital, bebê luta pela vida há 103 dias

Mulher deixou filha de 1 ano em 20 de dezembro, prometendo voltar em dois dias, mas não retornou

Lucia Morel | 13/01/2022 07:39
Criança está internada na Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Criança está internada na Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Com apenas um ano e quatro meses, a pequena Isabel* trava uma batalha dupla para sobreviver. Internada no setor pediátrico da Santa Casa de Campo Grande desde outubro do ano passado por conta de pneumonia e cardiopatia congênita, em dezembro, a mãe dela, que é de nacionalidade boliviana, viajou para ver os demais filhos em Corumbá e não voltou mais.

Conforme negociado com a instituição, Helena*, a mãe, foi autorizada a viajar em 20 de dezembro, prometeu voltar dois dias depois, mas isso não aconteceu. Segundo a Santa Casa, conforme requisitado pela 33ª Promotoria e definido pela Vara da Infância, Adolescência e do Idoso, a menina está sob cuidados de acompanhante desde o dia 5 de janeiro.

Sem conseguir contato com a mãe por telefone ou mesmo via redes sociais, o hospital tentou contato com uma tia da criança, que informou que não tinha notícia de Helena há pelo menos três dias. Ao sair de Campo Grande em dezembro, a mãe informou que veria os demais filhos, de sete, cinco e dois anos de idade, sendo que dois deles estariam doentes.

Todos estavam com o pai, na Bolívia, que é separado de Helena, mas que tomava conta das crianças enquanto ela ficava no hospital com a caçula. Pelas últimas informações, a genitora estaria no país vizinho, já que também não foi mais vista em seu endereço em Ladário.

O caso, tratado como abandono de incapaz, é acompanhado pelas autoridades e a criança, mesmo ainda estando internada, deverá ser encaminhada a abrigo em Corumbá, de onde veio, até que a situação se resolva ou a mãe e familiares sejam encontrados.

Segundo a Santa Casa, Isabel continua em tratamento na unidade, mas não passou mais detalhes do estado de saúde da criança. A menina já é considerada institucionalizada, ou seja, está sob tutela do Estado até que o caso tenha uma solução.

* Os nomes foram alterados para não identificar a criança.

Nos siga no Google Notícias