ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

DNIT autoriza recuperação da ponte do Rio Paraguai, anuncia deputado

Trecho acumula reclamações e reparos paliativos há anos

Por Fernanda Palheta | 27/10/2025 18:07
DNIT autoriza recuperação da ponte do Rio Paraguai, anuncia deputado
Imagem mostra buracos e vergalhões abertos na ponte sobre o Rio Paraguai, em Corumbá (Divulgação/Agesul)

O Governo do Estado recebeu o aval do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para recuperar a ponte sobre o Rio Paraguai, localizada na BR-262, em Corumbá. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Paulo Duarte (PSB) após uma reunião com o titular da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul) nesta segunda-feira (27).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) autorizou o Governo de Mato Grosso do Sul a realizar obras de recuperação na ponte sobre o Rio Paraguai, na BR-262, em Corumbá. A informação foi divulgada pelo deputado estadual Paulo Duarte após reunião com a Secretaria de Infraestrutura e Logística. A estrutura, que está sob responsabilidade estadual, apresenta problemas recorrentes. Em julho, motoristas tiveram pneus danificados por buracos na pista. O parlamentar defende a instalação de balança móvel para controle do peso de caminhões que transportam minério, visando preservar a infraestrutura após as melhorias.

Embora a BR-262 seja uma rodovia federal, atualmente a ponte está sob tutela do Governo do Estado e acumula reclamações e reparos paliativos há anos. Em fevereiro de 2024, a Agesul havia anunciado interdições noturnas para obras de recuperação com uso de concreto de alto desempenho, mas as intervenções não avançaram como previsto.

Desde outubro do ano passado, o Governo do Estado aguarda a autorização do departamento nacional para dar início às obras.

Em julho deste ano, dois motoristas tiveram pneus danificados ao passar por um buraco no meio da pista, no sentido Campo Grande–Corumbá. À época, a Defesa Civil emitiu alerta, e a Agesul realizou reparos emergenciais. No entanto, ao ser questionado em julho deste ano, o departamento federal informou apenas que “a ponte não é responsabilidade do Dnit, e sim do Estado”, e pediu para tratar do assunto com a Agesul.

“A recuperação da ponte é essencial neste momento”, aponta o parlamentar. Apesar do avanço, Duarte defende mais medidas para garantir a segurança no trecho. “Para que a estrutura continue servindo bem aos propósitos pelos quais foi construída, é necessário que se faça a instalação de uma balança móvel para pesagem dos caminhões de minério e outras cargas que trafegam ali. Não adianta fazer a manutenção se não houver o controle de peso”, disse.

Em nota, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) informou que projeto de recuperação do governo já foi aprovado pelo departamento técnico do DNIT e adiantou que a publicação para a contratação da obra se feita durante o mês de novembro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.