ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Dois conflitos em MS acontecem um dia depois de protesto contra marco temporal

Indígenas entraram em duas fazendas nesta quinta-feira (23) e conflitos foram na manhã desta sexta-feira

Ana Paula Chuva | 24/06/2022 14:59
Uma das indígenas feridas em Amambaí nesta sexta-feira. (Foto: Reprodução | Aty Guasu)
Uma das indígenas feridas em Amambaí nesta sexta-feira. (Foto: Reprodução | Aty Guasu)

Os dois conflitos entre indígenas e policiais militares registrados em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (24), acontecem um dia depois do protesto nacional contra o marco temporal. Em Mato Grosso do Sul,  Guarani e Kaiowá ocuparam duas áreas nas cidades de Naviraí e Amambai, distantes 359 km e 351 km de Campo Grande, respectivamente.

As entradas nas áreas aconteceram na quinta-feira (23), mesmo dia em que milhares de indígenas protestaram pelo Brasil contra a limitação da demarcação das terras que poderiam ser reivindicadas pelas etnias. Caso a tese seja aprovada, ambas os territórios em Mato Grosso do Sul ficariam de fora da demarcação.

Na Capital, ao menos 30 indígenas se reuniram na Praça do Rádio e seguiram para a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio), onde fizeram uma marcha pelo movimento nacional “Luta pela Vida”. Além do marco temporal, o grupo também pediu a saída imediata do presidente da fundação, Marcelo Augusto Xavier da Silva.

Em Naviraí, os conflitos começaram na madrugada de hoje, na Fazenda Tejui, enominado Kurupi/São Lucas, e ao menos três indígenas, sendo mulheres e crianças, estariam desaparecidos. Segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário, as agressões teriam começado por parte dos fazendeiros e seguranças, todos armados.

Já em Amambai, o conflito foi no final da manhã na fazenda Borda da Mata, chamada pelos guarani de "Território de Guapoy". Neste acaso, equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar foram até o local e até o momento foram registrados 9 feridos, seis deles indígenas e a maioria adolescentes.

Marco temporal –  Dia 2 de junho, o ministro e presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, decidiu retirar da pauta a continuidade do julgamento sobre a aplicação da tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas no país, que estava marcada para ser retomada nesta quinta e agora não há nova data prevista.

A tese começou a ser julgada no ano passado e até agora dois ministros – Luiz Edson Fachin e Nunes Marques – votaram contra a aplicação do marco temporal, no entanto no dia 15 de setembro de 2021, a análise do tema foi interrompida por um pedido de vista apresentado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Nos siga no Google Notícias