ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEGUNDA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Dupla é presa com arma de uso restrito, suspeita de integrar crime organizado

Alvos de mandado de busca e apreensão estavam com armas e munições e foram levados para o Dracco

Por Ana Paula Chuva | 16/05/2024 13:00
Pistola e revólver apreendidos durante operação nesta manhã (Foto: Divulgação | PCMS)
Pistola e revólver apreendidos durante operação nesta manhã (Foto: Divulgação | PCMS)

Duas pessoas foram presas em flagrante, em Campo Grande, por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito durante cumprimento de mandados na operação Guatambu II, deflagrada na manhã desta quinta-feira (16). A ação foi realizada em Mato Grosso do Sul pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) em apoio à Polícia Civil de São Paulo.

A operação tem como objetivo desmantelar grupo de fornecedores de drogas que saem do Paraguai e Bolívia com destino a diversos estados do Brasil. Até o momento já foram apreendidos diversos automóveis, documentos e uma tonelada de cocaína. Além da Capital, os mandados são cumpridos em Anastácio e Aquidauana, bem como em Birigui (SP) e Fortaleza (CE).

Ao todo são 15 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Birigui. O inquérito policial investiga o tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Para dar cumprimento aos mandados a operação contou também com equipes da Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestro), Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), Defurv (Delegacia Especializada de Repressão Furtos e Roubos de Veículos) e da Delegacia Regional de Aquidauana.

Em Mato Grosso do Sul foram ao todo 30 policiais civis para o apoio operacional ao Deinter 10 (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado) sob a coordenação da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Araçatuba - SP.

Na Capital dois dos alvos foram encontrados com armas de fogo e presos em flagrante. Os nomes e endereços não foram divulgados, mas firam apreendidas uma pistola calibre 9 x 19 milímetros, dois carregadores e um revólver calibre 32 com nove munições.

Além disso, as equipes encontraram uma oficina mecânica onde o grupo fabricava fundos falsos para veículos que fariam o transporte de drogas entre os estados. Os presos e o material apreendido foram encaminhados para a sede do Dracco. As investigações continuam pela Polícia Civil de São Paulo.

Viaturas em um dos endereços onde foram cumpridos mandados de busca na Capital (Foto: Divulgação | PCMS)
Viaturas em um dos endereços onde foram cumpridos mandados de busca na Capital (Foto: Divulgação | PCMS)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias