ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Durante época crítica, busca por apoio na prevenção do suicídio aumentou em 30%

Grupo Amor Vida é uma das organizações que prestam serviço gratuito por telefone às pessoas em crise

Aletheya Alves | 01/01/2021 09:44
Grupo Amor Vida está disponível durante todos os dias da semana, incluindo feriados. (Foto: Henrique Kawaminami)
Grupo Amor Vida está disponível durante todos os dias da semana, incluindo feriados. (Foto: Henrique Kawaminami)

Apenas entre janeiro e agosto de 2020, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) registrou 88 mortes por suicídio em Mato Grosso do Sul. Em dezembro e janeiro, durante período de festas, a busca por ajuda aumenta e com a pandemia, o cenário foi ainda mais intenso.

Presidente do GAV (Grupo Amor Vida), Roberto Sinai relata que houve aumento por pedidos de ajuda via ligação, durante a pandemia, em cerca de 30%. O Grupo realiza serviço gratuito de apoio emocional para pessoas em crise, com objetivo de prevenir suicídio.

Acentuado em dezembro, Roberto avalia o cenário como ainda mais complexo. “Ninguém está preparado para viver sem relacionamento como estamos neste ano. Então a busca por ajuda aumentou sim, todos nós fomos pegos de surpresa com a pandemia”, relata.

Também se adaptando às novas necessidades, o GAV está em trabalho remoto, mas continua ativo. De acordo com o presidente, os atendimentos por telefone continuam em ação durante todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. O horário de funcionamento é das 7h até 23h, sendo garantido anonimato e sigilo.

Os números disponíveis para contato são (67) 3383-4112, 99973-8682 e 99266-6560. Para mais informações é possível acessar o site grupoamorvida.ong. Mestrando em Psicologia, Tiago Salsa Corrêa, de 41 anos, explica que há subnotificação de casos, “estamos vivendo isso com a pandemia. Dificilmente estuda-se o que realmente está havendo no momento de crise”.

Há sete anos estudando sobre o tema, Tiago relata que é necessário se atentar ao contexto em que estamos vivendo e não apenas aos números divulgados. “Muitas pessoas estão em sofrimento, a gente não tem posição definida sobre vacina, as pessoas estão desempregadas, é tudo muito complicado”.

Além do GAV, outra opção é o CVV (Centro de Valorização da Vida), que possui opção online para quem precisa conversar com pessoas capacitadas. Clicando neste link é possível abrir chat no portal do Centro, contando com o anonimato. Outra alternativa é ligar no número 188, possibilitando atendimento gratuito.

Através do SUS também existe o atendimento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial. A lista completa de contatos em Mato Grosso do Sul está disponível neste link.

Nos siga no Google Notícias