ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Em ano de pandemia, fila do INSS mais que dobrou no Estado

Em 2020, houve aumento de 118% no número de pedidos em análise; neste ano, fila permanece com tamanho parecido

Guilherme Correia | 23/11/2021 11:47
Pessoas formam fila em frente à agência do INSS, em Mato Grosso do Sul. (Foto: Henrique Kawaminami)
Pessoas formam fila em frente à agência do INSS, em Mato Grosso do Sul. (Foto: Henrique Kawaminami)

No primeiro ano da pandemia de covid-19, Mato Grosso do Sul registrou um aumento de aproximadamente 118% nos pedidos de benefícios previdenciários em análise - tais como auxílio-doença, aposentadorias por invalidez ou idade, dentre outros. Em setembro de 2020, havia 29,1 mil requerimentos e no anterior, menos que o dobro (13,3 mil).

De acordo com dados mais recentes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência, o Estado permanece com índice parecido, neste ano. Atualmente, tem 9ª maior fila de requerimentos, em todo o Brasil, já que foram registrados cerca de 28 mil benefícios aguardando análise em setembro.

A maior parte, 23,4 mil, aguarda atualização do próprio INSS, enquanto os demais 4,5 mil precisam de informações dos segurados. No geral, a maioria das requisições (19,9 mil) se estende por mais de 45 dias.

A reportagem comparou com a estimativa de habitantes sul-mato-grossenses, indicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e verificou que há cerca de 986 registros por 100 mil habitantes. No mesmo levantamento, o Estado ficou atrás do Piauí, Paraíba, Maranhão, Alagoas, Ceará, Acre, Bahia e Pernambuco.

Na comparação com o índice do mesmo período do ano passado, 2020, houve uma redução de quase 1,1 mil solicitações. Já no início do ano, em meados de fevereiro, o Estado chegou a ser o 2º com mais pedidos acumulados, quando foram registrados quase 30 mil pedidos. Naquele momento, o Piauí já era a unidade federativa com maior índice.

Em sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, nesta semana, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) pediu providências à sucursal regional do órgão e à DPU (Defensoria Pública da União), para que as solicitações represadas fossem analisadas com celeridade.

Conforme o parlamentar, há pedidos que duram por mais de 150 dias, o que diverge de acordo homologado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que determina prazo de até 90 dias para a verificação.

Fluxo - Procurado, o INSS ressaltou que o número de requerimentos em análise é atualizado constantemente. "Ressaltamos que chegam cerca de 800 mil novos pedidos [no Brasil] por mês, que incluem perícias, agendamentos e outros serviços. Cerca de 25% da fila depende de documentos que devem ser entregues pelos cidadãos ao INSS".

"Para a análise de casos de pensão por morte, é necessário, além da certidão de óbito, todo o legado da pessoa que faleceu.  Podem ser citados: certidão de casamento atualizada e comprovante de união estável, por exemplo", explica o órgão.

Questionado em relação ao tempo que o órgão requer para cumprir suas obrigações, foi dito que medidas têm sido tomadas para melhorar a eficiência nos processos. "Avançamos muito no quesito de agilizar com responsabilidade todas as questões que tratam do direito do segurado".

"O INSS implementou diversas medidas para acelerar a análise de benefícios, como investimento em automação para análise, além de deslocar servidores de outras áreas para a análise de benefícios, o que aumentou em 22% nossa capacidade de produção, além de investir constantemente na capacitação de seus servidores".

Entre as outras ações, destacam-se os protocolos de intenção em cartórios, e acordos com o MPF (Ministério Público Federal) e com a Defensoria Pública, homologados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), para definir novos prazos.

"Cada benefício possui um prazo que varia de acordo com a complexidade exigida para análise, reiterando a intenção em atender com responsabilidade e agilidade a todos os tipos de requerimentos que chegam", finaliza.

(Matéria editada às 8h07 de 24 de novembro para inserção das respostas do INSS)

Nos siga no Google Notícias