ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Em drive na Capital, Queiroga reforça que todos serão vacinados até fim do ano

Ministro da Saúde assinou termos para reestruturar atendimento em saúde bucal

Adriel Mattos e Caroline Maldonado | 16/07/2021 13:14
Vestindo jaleco da rede municipal de saúde, ministro visitou drive-thru de vacinação. (Foto: Marcos Maluf)
Vestindo jaleco da rede municipal de saúde, ministro visitou drive-thru de vacinação. (Foto: Marcos Maluf)

Durante agenda em Campo Grande, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou nesta sexta-feira (16) que toda a população brasileira será vacinada contra a Covid-19 até o fim deste ano. Ele visitou o drive-thru de vacinação no Parque Ayrton Senna.

Queiroga ainda assinou termos de compromisso para reestruturação de cinco CEOs (Centro de Especialidades Odontológicas) e para o credenciamento de 68 equipes de saúde bucal. A assinatura foi durante visita ao

“Hoje investimos em saúde bucal e saúde da família. É necessário apoio à atenção especializada à saúde”,afirmou. Um desses CEOs, localizado no Residencial Nova Bahia, já está pronto e deve receber R$ 17 mil ao mês do ministério para poder atender o público.

O ministro disse ainda que a Vaxzevria, imunizante desenvolvido pela AstraZeneca e fabricado no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), tem o melhor custo ao governo federal. “Essa vacina tem o melhor perfil de custo e efetividade entre todas que estamos aplicando”, frisou

Ele destacou ainda que o País não pode mais depender de importação para fabricar tanto a Vaxzevria como a CoronaVac (Sinovac/Butantan), que necessitam de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) adquirido da China. “Vamos investir na ciência”, afirmou.

O governo federal está apostando na Versamune MCTI, que está na fase 3 de testes pela USP (Universidade de São Paulo), além de duas outras vacinas ainda a serem registradas. O Instituto Butantan também está testando seu próprio imunizante, a Butanvac.

O secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, lembrou que a vacinação tem colaborado na queda de casos e internações de Covid-19 em Mato Grosso do Sul. “Muitas vezes tivemos que fazer remanejamento para vacinas na Capital e conseguimos. A montagem da estrutura hospitalar no Estado nos fez sair de um quadro de 40 dias atrás em que tivemos que mandar pacientes para fora”, pontuou.

Já o secretário municipal de Saúde da Capital, José Mauro de Castro Filho, aproveitou a fala para parabenizar os profissionais de saúde. “Campo Grande aprendeu muito com as vacinas e hoje somos a Capital que mais imuniza”, destacou.

Representando o prefeito Marquinhos Trad (PSD), a vice-prefeita Adriane Lopes (Patriota) lembrou que o chefe do Executivo foi criticado no início da campanha. “Tivemos perdas e momentos de angústia, mas hoje somos a capital que mais vacina no Brasil. Temos carteirinha digital de imunização que facilita a vida e hoje vamos lançar um aplicativo”, afirmou.

Queiroga ainda deve visitar a USF (Unidade de Saúde da Família) Moreninha, a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) “Rosa Pedrossian” ainda na tarde de hoje.

Nos siga no Google Notícias