ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Em duas semanas, dobra o número de testes de covid em farmácias

Além do aumento de testes, número de resulatos positivos salta de 10% para 40% nas últimas semanas

Marcos Rivany | 27/11/2020 17:32
Busca por teste de farmácia aumentou nas últimas duas semanas. (Foto: Kísie Ainoã)
Busca por teste de farmácia aumentou nas últimas duas semanas. (Foto: Kísie Ainoã)

No “corre, corre” por um teste da covid-19, tem farmácia “lotada” diariamente em Campo Grande com pessoas preocupadas com a doença. Dados nacionais reafirmam alta procura por testes no país inteiro.

Em Campo Grande, na farmácia Attive Pharma, o número de busca por testes dobrou nas últimas duas semanas, segundo a diretora da unidade, Flávia Buainain.

A atenção vai também para a taxa de casos positivos. Ainda conforme a diretora da farmácia, 40% dos testes feitos têm a confirmação para a covid-19. O número é maior do que o visto no pico de casos no estado, entre os meses de julho e agosto. Antes a taxa era de 10% de casos positivos para número de testes feitos.

Foi preciso se adaptar para receber tantas pessoas e ainda sim seguir os protocolos de segurança. "Nós instalamos até uma tenda para receber os clientes com distanciamento”, destacou a diretora. Na Attive Pharma ainda não é preciso agendar, porque mesmo sendo SWAB nasal, o teste feito tem resultado em 30 minutos.

Farmácias fazem testes Swab nasal e teste rapido de sague. (Foto: Kísie Ainoã)
Farmácias fazem testes Swab nasal e teste rapido de sague. (Foto: Kísie Ainoã)

A rede de farmácias Drogasil que há uma semana fazia testes assim que o cliente chegasse na farmácia, agora só está realizando o procedimento de maneira agendada. Quem liga hoje em uma farmácia da rede só consegue fazer o teste na próxima segunda ou terça-feira.

O aumento da busca de testes em farmácias se deu no mesmo período de alta de casos no Estado, nas últimas duas semanas, conforme divulgado pelos boletins epidemiológicos da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Problema nacional - Essa alta está representada em dados nacionais divulgados pela Abrafarma (Associação Brasileira de Rede de Farmácias e Drogarias) nesta sexta-feira (27). Entre os dias 16 e 22 deste mês foram 12.790 testes positivos entre os feitos pelas farmácias credenciadas à associação.

Duas semanas anteriores ao dia 16, eram 6.912 casos confirmados entre os testes feitos. Quase o dobro de aumento de lá para cá.

Nos siga no Google Notícias