ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Em lockdown, Guia Lopes não tem leitos de UTI nem sequer respiradores

Doze casos foram confirmados e município determinou o bloqueio de circulação

Gabriel Neris e Maressa Mendonça | 08/05/2020 18:39
Hospital de Guia Lopes não tem leitos de UTI e respiradores (Foto: Divulgação)
Hospital de Guia Lopes não tem leitos de UTI e respiradores (Foto: Divulgação)

O município de Guia Lopes, distantes 227 km de Campo Grande, que entrou em situação de lockdown, determinando o bloqueio de circulação de pessoas, não conta com leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e nem respiradores, utilizados no atendimento a pacientes em casos de covid-19.

Guia Lopes confirmou 12 casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo prefeito do município, Jair Scapini (PSDB). Segundo ele, as compras e distribuições estão concentradas no governo federal e o município planeja acionar a Justiça para concluir a compra dos aparelhos.

Scapini comentou que os casos mais graves deverão ser atendidos nos hospitais em Campo Grande. Até o momento nenhum paciente precisou ser transferido.

O prefeito comentou que a cidade agora está mais tranquila com a decretação do lockdown. “Parece que não estavam acreditando na doença”, lamentou. A assessora jurídica do município, Cristiane Ramos explicou que a prefeitura já tinha aberto licitação para compra dos respiradores, mas o processo acabou suspenso porque está sob a responsabilidade do governo federal.

Com a confirmação dos casos, a assessora disse que o município deverá entrar com uma ação na Justiça para obrigar a empresa a comercializar os aparelhos para o município por meio da dispensa de licitação. Segundo ela, o município de Nova Andradina moveu ação semelhante para conseguir os aparelhos. “Eles foram pioneiros. Entraram com a ação e conseguiram e nos ajudaram neste estudo de caso”, comentou. Ela disse que deverá acionar a Justiça no início da próxima semana.

Procurado pelo Campo Grande News, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que a pasta estuda mandar ventiladores mecânicos para Guia Lopes da Laguna. Mas, ainda não estão definidos quantos aparelhos devem ser destinados e também há dúvida sobre onde ficarão, Guia Lopes ou Jardim. O secretário avalia que o município vizinho, com distância de 5 km, tem melhor estrutura de atendimento.

O prefeito de Brasilândia Antônio de Pádua (MDB) explicou que a cidade conta com dois respiradores e uma ambulância de UTI Móvel. Outras três ambulâncias têm capacidade para receber pacientes que já estão com respiradores. Ainda segundo ele, o município deve atender casos mais leves da doença. Os pacientes com sintomas mais graves deverão ser transferidos para Bataguassu e Três Lagoas, onde há 5 e 10 leitos de UTI disponíveis, respectivamente, para pacientes enviados pela Central de Regulação.

Ele declarou ainda que o sistema na cidade está a um passo do “lockdown” para conter a propagação do vírus. Na segunda-feira será (11) será ativada a UBS (Unidade Básica de Saúde) de campanha para atender exclusivamente pacientes com problemas respiratórios.

A gerente de saúde de Sonora, Indiana Dantas explicou que a cidade conta com dois respiradores e está em processo de compra de outros dois. Segundo ela, pacientes em estado mais grave serão transferidos para Campo Grande e Coxim, mas ainda não teve essa necessidade.

O coordenador de Vigilância Sanitária do município, Eçuélio Alves de Oliveira ressaltou que as fiscalizações sobre o cumprimento das medidas de prevenção estão intensas. Ele cita o controle do comércio, das filas e até as regras em relação aos funcionários públicos que não podem deixar a cidade sem justificativa e autorização do órgão. “Se sair terá de ficar em quarentena e durante esse período haverá desconto no salário dos dias não trabalhados”, detalhou.

O secretário estadual de Saúde afirmou que ainda não necessidade de encaminhar respiradores para Brasilândia e Sonora por haver estrutura na saúde em municípios próximos.

Nos siga no Google Notícias