ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

"Lockdown" em Guia Lopes escalona saída de moradores por mês de nascimento

Com 12 casos confirmados, frigorífico é epicentro de coronavírus no município

Aline dos Santos | 08/05/2020 08:30
Em março, quando coronavírus chegou a MS, funcionarios de frigorífico participaram de campanha do "fique em casa". (Foto: Reprodução/Facebook)
Em março, quando coronavírus chegou a MS, funcionarios de frigorífico participaram de campanha do "fique em casa". (Foto: Reprodução/Facebook)

O decreto que impôs lockdown no município de Guia Lopes da Laguna, a 227 km de Campo Grande, escalonou a saída dos moradores de acordo com o mês de nascimento. Conforme o documento, até dia 14 de maio as pessoas podem sair de casa até duas vezes na semana, mas exclusivamente para atender necessidades básicas, como ir ao mercado e à farmácia.

Na escala, nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril podem circular às terças e sextas-feiras. Quem nasceu em maio, junho, julho e agosto saem às quartas e sábados. Nascidos nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro circulam às segundas e quintas. O uso de máscaras é obrigatório.

Segundo o prefeito Jair Scapini (PSDB), o escalonamento segue modelo adotado em cidade da região Norte do Brasil para frear o contágio pelo novo coronavírus. “Fizemos assim para assegurar que a população fique em casa. Até na semana passada, o povo não estava acreditando. Mas agora assustou, são 12 casos confirmados e mais dez exames coletados ontem”, afirma o prefeito.

Na cidade de 10.366 pessoas, o epicentro da covid-19 é o frigorífico Brasil Global que tem 311 funcionários e suspendeu as atividades por 15 dias. Com a pandemia, a unidade divulgou no Facebook a doação de carne para o hospital da cidade e também o aviso de que estavam trabalhando, mas que as pessoas deveriam ficar em casa.

Conforme o prefeito, os 12 casos confirmados são funcionários e, agora, a preocupação é de que familiares também tenham sido infectados. Ainda de acordo com Scapini, o feriado de 1º de Maio foi marcado por muitas festas, com as pessoas circulando por vários locais.

Sobre o impacto da medida de restrição de circulação na cidade, o prefeito avalia que agora a população está mais apreensiva. “Andei na cidade hoje e por enquanto estava tudo tranquilo. Alguns que tiveram casos confirmados não queriam ficar em casa e a Vigilância [Epidemiológica] tinha que ficar cuidando”, diz.

Inicialmente, o decreto também limitou a circulação de veículos nas BRs 060 e 267. Mas o prefeito foi alertado pela assessoria jurídica que as rodovias federais não são de competência do município, mas da União. Portanto, essa proibição será retirada do documento.

As regras – De ontem (dia 7) até à próxima quinta-feira (dia 14), ficam liberados serviços essenciais como produção e comercialização de alimentos, produtos de higiene e supermercados. Os serviços de entrega ficam autorizados até às 20h, mas com cadastramento prévio dos veículos do delivery.

Também ficam autorizados o funcionamento de unidades de saúde, manutenção para fornecimento de água e energia elétrica. Pontos de apoio para caminhoneiros também devem seguir abertos, assim como bancos e lotéricas. A cidade manteve o serviço funerário. Já indústrias devem fechar a partir das 17h desta sexta-feira. Já a rodoviária suspende todas as atividades à partir de 11 de maio.

A prefeitura também autorizou atividades internas, sem público, em instituições de ensino e escritórios de contabilidade e advocacia.  Até ontem, Guia Lopes da Laguna era a quinta cidade do Estado com maior incidência do novo coronavírus.

Nos siga no Google Notícias