ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

No Estado, 12 cidades vão receber mais de 5 mil comprimidos de cloroquina

Remédio deve ser enviado pelo Ministério da Saúde e distribuído nesta semana

Anahi Zurutuza | 07/04/2020 15:20
Hospital Regional de Campo Grande também é referência na análise do quadro de pacientes que usarem o medicamento (Foto: Henrique Kawaminasmi/Arquivo)
Hospital Regional de Campo Grande também é referência na análise do quadro de pacientes que usarem o medicamento (Foto: Henrique Kawaminasmi/Arquivo)

Em Mato Grosso do Sul, 12 municípios devem receber nos próximos dias comprimidos de cloroquina para serem usados no tratamento de pessoas internadas com a covid-19. Serão distribuídas para estas cidades 5 mil comprimidos enviados ao Estado pelo Ministério da Saúde.

Ainda não há comprovação de eficácia da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes em estado grave por causa do novo coronavírus, mas a iniciativa do governo federal toma como base estudos promissores com o medicamento. O protocolo, por enquanto, prevê 5 dias de ingestão do remédio, apenas para pacientes hospitalizados.

A cloroquina chegará para hospitais de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas, segundo o governo do Estado.

A administração estadual destaca ainda que os hospitais Regional e Universitário de Campo Grande ficarão responsáveis pelos ensaios clínicos sobre os pacientes que forem tratados com o medicamento, para criar uma base de dados mais consistentes sobre a substância. “É preciso total cautela, considerando que a eficácia do medicamento ainda não está comprovada cientificamente”, afirmou o infectologista Júlio Croda, coordenador de especialistas da Fiocruz/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, via assessoria de imprensa.

Nos siga no Google Notícias