ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Em uma semana, mortes por gripe crescem 35% e chegam a 23 casos

Boletim estadual acusa 22 mortes, mas vigilância de Campo Grande confirmou que bebê de dois 2 anos faleceu em decorrência do vírus

Izabela Sanchez | 19/06/2019 11:22
Fila para vacinação no bairro Moreninhas, durante campanha da Sesau (Foto: Marina Pacheco)
Fila para vacinação no bairro Moreninhas, durante campanha da Sesau (Foto: Marina Pacheco)

A gripe tem apresentado um cenário de escalada em Mato Grosso do Sul. Até agora, segundo informações da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), as mortes pelas variações do vírus chegam a 23. O número é 35% maior do que os 17 óbitos acusados pelo último boletim divulgado pela SES, atualizado até o dia 12.

Agora, segundo a assessoria de imprensa da SES, são 22 mortes confirmadas, informações atualizadas até o dia 14 de junho. Ainda assim, a coordenadora de vigilância epidemiológica da Sesau, Mariah Barros, confirmou que o bebê de 1 e 7 meses que faleceu na tarde de terça-feira (18), é mais uma vítima da gripe. Novo boletim deve ser divulgado nesta quarta-feira (19), e a possibilidade é que o número seja ainda maior.

Entre as 22 mortes confirmadas até agora pela SES, consta, por exemplo, a de Antônio Onofre, de 59 anos, que vivia em Bonito – a 298 quilômetros da Capital -, mas estava internado no Hospital Universitário de Campo Grande. Ele faleceu em decorrência do vírus H1N1, variação que representa a maioria das mortes em Mato Grosso do Sul.

Além dele, novas vítimas foram identificadas em outras cidades do estado. Em Três Lagoas, a 338 km de Campo Grande, um homem de 53 anos faleceu em decorrência da Infuenza A H1N1 na sexta-feira (14). A cidade lidera o ranking de mortes pela doença, já são 6 óbitos confirmados.

Em Aquidauana, também em decorrência do vírus H1N1, faleceu uma mulher de 45 anos. Naviraí também registrou a primeira vítima da doença, um homem de 62 anos.

Bebê – O bebê menos de 2 anos de idade morreu na Santa Casa de Campo Grande nesta terça-feira (18). Segundo a coordenadora municipal, a morte por H1N1 já está confirmada. A criança não havia sido vacinada durante a Campanha Nacional deste ano. Ela foi internada inicialmente na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino, onde permaneceu entre 23 e 28 de maio, conforme informações da Sesau.

Além da criança, a manicure Júlia Nantes Oliveira, 40 anos, morreu na noite de segunda-feira (17), na UPA Santa Mônica, em Campo Grande. Ela pode ser mais uma vítima da gripe, que totalizaria, dessa forma, 24 mortes.

Cenário “esperado” – Em Mato Grosso do Sul, os casos confirmados já passam de 80. Para a coordenadora de epidemiologia do município, o vírus “está se comportando de maneira esperada”. Além disso, cita, as mortes desse ano, até agora, representam número inferior a 2018. Só em Campo Grande, entre fevereiro e agosto, 20 pessoas faleceram em decorrência dos vírus da gripe no ano passado.

“O vírus está se comportando de uma maneira esperada, Campo Grande fez uma campanha de imunização, e o que a gente faz é orientação em relação a medidas preventivas no sentido mais de higiene”, comenta. “Já era esperado, justamente por estar entrando o inverno, esse período seco propicia doenças respiratórios. Ainda não está superior, até porque esse ano começamos a vacinação antes que começassem os casos”, disse.

Já o secretário estadual de saúde, Geraldo Rezende, disse que a SES “já fez todo o esforço”, em alusão às campanhas de vacinação. “Fizemos a campanha nacional, fizemos todo esforço, a população mesmo sabendo não procurou fazer a vacinação adequada. Eu sempre luto para que esse cenário seja modificado, mas o principal ator que é a população, às vezes, por descuido, não faz a sua parte”, disse.

Nos siga no Google Notícias