ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Estado abre semana com um caso suspeito de covid-19 para cada dois confirmados

Segundo a SES, relação se justifica pela sobrecarga no Lacen e morosidade dos municípios para encerrar ocorrências

Jones Mário | 29/06/2020 12:02
Volume de testes avançou 47,5% nas últimas duas semanas em Mato Grosso do Sul (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Volume de testes avançou 47,5% nas últimas duas semanas em Mato Grosso do Sul (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde) desta segunda-feira (29) mostra que Mato Grosso do Sul tem um caso suspeito e sem encerramento para novo coronavírus a cada dois confirmados.

Segundo o informativo diário, 1.926 amostras estão em análise no Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul) e 1.731 casos estão sem encerramento pelos sistemas dos municípios. Já o total de ocorrências confirmadas da doença chegou a 7.676 nesta segunda.

O titular da SES, Geraldo Resende, justifica que o acúmulo de casos sem encerramento é maior nos fins de semana, quando as equipes de Saúde dos municípios estão reduzidas.

Já o represamento de amostras no Lacen se deve pela capacidade limitada do laboratório no processamento de exames, em torno de 600 por dia, conforme Resende. No boletim de ontem (28), o número de testes à espera ultrapassava a marca de 2 mil.

“Chegamos ao limite máximo da nossa capacidade e estamos fazendo a aquisição de novas máquinas”, comentou o secretário durante transmissão ao vivo.

Parte das amostras de exames de biologia molecular (padrão ouro, que identifica o Sars-CoV-2 no organismo) colhidas no Estado agora é mandada para processamento no Instituto Butantan, de São Paulo. A estratégia foi adotada a fim de desafogar o Lacen e manter celeridade na divulgação dos resultados.

O avanço nas testagens também contribui para sobrecarregar os laboratórios. Segundo painel da SES, 16.114 exames foram realizados entre os dias 15 e 28 de junho.

O volume ilustra avanço de 47,5% no total feito durante as duas semanas imediatamente anteriores, de 10.921, entre 1º e 14 de junho.

Nos siga no Google Notícias