Estado busca remessa de 19 mil medicamentos do “kit intubação” doados no RJ
Medicamentos são essenciais para tratar pacientes que precisam respirar por aparelhos
Mato Grosso do Sul teve o reforço de duas remessas do “kit intubação”, que reúne medicamentos usados em pacientes graves da covid-19. Preocupação nacional, o CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) chegou a recomendar a suspensão de cirurgias eletivas em animais, posto que os anestésicos são os mesmos ministrados no tratamento da doença.
De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), na última segunda-feira (dia 27), o governo do Estado buscou no Rio de Janeiro 19,2 mil medicamentos do kit, doados pela Unimed. Os insumos já foram distribuídos para os municípios de Mato Grosso do Sul.
- Leia Também
- Epicentros da covid, Capital lota 96% das UTIs e em Corumbá ocupação chega a 82%
- Para economizar anestésicos, covid reduz cirurgias até em clínicas veterinárias
Nesta sexta-feira (dia 31), deve chegar ao Estado uma nova remessa de “kit intubação”, desta vez repassada pelo Ministério da Saúde. O kit tem 20 tipos de medicamentos, como anestésico e relaxante muscular, e é essencial para o tratamento dos pacientes que precisarem de respiração por aparelhos.
No fim do mês passado, o HR (Hospital Regional Rosa Pedrossian), referência para o tratamento de covid-19 em Campo Grande, chegou a ficar sem o principal sedativo. A reportagem também solicitou informações sobre o estoque dos medicamentos à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), mas não obteve retorno até a divulgação da matéria.