ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Estado recebe 6 mil testes rápidos para diagnostico da Covid-19

Doses são destinadas aos que trabalham nas unidades de saúde e aos agentes de segurança, como PM ou bombeiro

Silvia Frias | 03/04/2020 17:20
Doses serão distribuídas às macrorregiões (Foto/Divulgação)
Doses serão distribuídas às macrorregiões (Foto/Divulgação)

O Ministério da Saúde enviou 6 mil unidades de testes rápidos para diagnosticar novo coronavírus (Covid-19), exames que serão destinados aos profissionais de saúde que trabalham em postos e hospitais, além de agentes de segurança como policiais, bombeiros e guardas civis que apresentem sintomas da doença.

O resultado deste teste sai de 15 a 30 minutos.  O objetivo é que estes profissionais que estão na linha de frente do atendimento à população recebam o diagnóstico com rapidez para que sejam isolados, em caso positivo, ou retornem ao trabalho d forma segurança.

A Secretaria Estadual de Saúde também fez compra de 10 mil unidades de testes rápidos, o processo ainda está em andamento.

No site do Ministério da Saúde constam duas informações sobre a remessa dos testes rápidos: a do envio de 6 mil testes e outra de 7.047. A assessoria da SES disse que essa diferença teria que ser esclarecida com o ministério. A reportagem não obteve retorno sobre este questioamento.

Os testes rápidos serão enviados às macrorregiões priorizando hospitais que atendam casos de COVID-19.  O COE/MS (Centro de Operações de Emergência) irá definir a distribuição dos testes.

O teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Não é recomendado para uso em toda a população, uma vez que não consegue diagnosticar o início da doença.

A Secretaria de Estado de Saúde também recebeu três mil testes de biologia molecular, RT-PCR, para exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS).

Nos siga no Google Notícias