ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Estado tem distrito onde mais morrem indígenas por covid-19 no Brasil

Em relação a outros órgãos, Sesai contabilizava 50% a menos de mortes registradas por covid-19

Tainá Jara e Guilherme Correia | 15/09/2020 14:09
Índigenas Terena no Distrito de Taunay, umas das regiões afetadas pela covid-19 em MS (Foto: Eric Marky/Conselho Terena)
Índigenas Terena no Distrito de Taunay, umas das regiões afetadas pela covid-19 em MS (Foto: Eric Marky/Conselho Terena)

Discrepância entre levantamentos relativos ao número de indígenas mortos por covid-19, em Mato Grosso do Sul, indica defasagem nos dados apresentados pela Sesai (Secretaria Nacional de Saúde Indígena). Considerando o cálculo da pasta federal, o distrito sanitário do Estado contabiliza 44 óbitos, o maior entre os 34 grandes polos de atendimento existentes no País.

Conforme a secretaria, 410 indígenas morreram no Brasil em decorrência do novo coronavírus. Depois de MS, apresentam maiores quantidade de mortos os seguintes distritos sanitários: Leste de Roraima (41), Xavante (40), Alto Rio Solimões (35) e Maranhão (26).

Considerando o levantamento da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), o aumento é de 50% - a entidade contabilizava, até o último domingo, 66 óbitos no Estado. Se considerar os números no País, a diferença em relação ao dados da Sesai é ainda maior. Quase o dobro a mais.

Os dados divergem de outros levantamentos. Conforme o boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde), 68 indígenas morreram por covid-19, portanto, 24 óbitos a mais que o contabilizado pelo governo Federal.

Municípios - Segundo levantamento feito pelo Campo Grande News, 36 municípios de Mato Grosso do Sul têm casos de covid-19 confirmados. Aproximadamente 2% dos infectados não resistiram, maior que a média geral do Estado, que figura em aproximadamente 1,8%.

Dentre os 68 óbitos contabilizados pelo governo estadual, Aquidauana detém maior parte - 21 óbitos. Também na região do Pantanal, o município de Miranda empata em segundo na contagem geral, com 10 mortes.

Dois Irmãos do Buriti registrou sete mortes pela doença, e Nioaque também teve um óbito. A Capital possui sete registros de vítimas de etnia indígena, enquanto Sidrolândia registrou três mortes.

Ao sul do Estado, Dourados confirmou 10 mortes. Os municípios de Tacuru (2) e Caarapó (1) também confirmaram óbitos.

Procurada, a assessoria de imprensa da Sesai, vinculada ao Ministério da Saúde, informa que os dados epidemiológicos organizados por DSEI não detalham etnia, localidade e nomes dos pacientes devido a "respeito ético".

Em nota, também é afirmado que os casos e óbitos são registrados diariamente entre indígenas aldeados, que estejam inscritos no Siasi (Sistema de Informações de Atenção à Saúde Indígena). Por fim, são reforçados os 6 mil atendimentos realizados pela pasta no mês de agosto.

Nos siga no Google Notícias