ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Farmacêutica pede registro para nova vacina da dengue

Hoje, existe um medicamento do tipo em aplicação apenas na rede privada

Marta Ferreira | 12/05/2021 18:22


Labotatório da Takeda, multinacional farmacêutica de origem japonesa. (Foto: Divulgação)
Labotatório da Takeda, multinacional farmacêutica de origem japonesa. (Foto: Divulgação)

A Takeda Pharmaceutical Company Limited, multinacional com sede no Japão, anunciou o pedido à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o registro de vacina tetravalente contra a dengue, batizada de TAK-003. Seria o segundo imunizante no Brasil contra os efeitos dos quatro tipos de vírus causadores da doença.

No mercado privado, existe hoje a Dengvaxia, do laboratório Sanofi Pauster, que custa em torno de R$ 300,00 por dose e só tem eficácia comprovada em quem tem entre 9 e 45 anos e já teve a doença.

O Instituto Butantan também tem estudo para produzir vacina, inclusive com teste em Campo Grande, mas ainda não foi concluído.

A proposta da Takeda é de um produto capaz de imunização independentemente de a pessoa ter tido contato com o patógeno.

Também é prometida faixa etária maior, de 4 a 60 anos.

A vacina está em análise também pela Agência Europeia de Medicamentos. Segundo a empresa, será solicitado registro regulatório em 2021 em outros países com dengue endêmica na América Latina e na Ásia, bem como nos Estados Unidos.

Informações prestadas - Segundo o Estadão Conteúdo, as submissões regulatórias feitas pela Takeda para a vacina da dengue incluem dados de eficácia e de segurança de longo prazo (36 meses) do ensaio principal do Estudo de Eficácia da Imunização Tetravalente contra a Dengue (TIDES) de fase 3, bem como dados de outros ensaios clínicos realizados em adultos e crianças.

O ensaio TIDES incluiu mais de 20 mil participantes com idades entre quatro e 16 anos, que vivem em oito países endêmicos para dengue na Ásia e na América Latina, incluindo o Brasil. Todos os quatro sorotipos do vírus da dengue foram observados no estudo ao longo de 36 meses. A Takeda pretende apresentar e publicar os resultados da análise exploratória de 36 meses do TIDES em um congresso e em uma revista científica, respectivamente, ainda este ano.

"Este é um marco importante para o Brasil, que segue sendo afetado pela ameaça da dengue", esclarece Abner Lobão, Diretor Executivo de Medical Affairs da Takeda no Brasil. O país reportou cerca de 1,5 milhão de casos de dengue em 20201. Os números são considerados "acima do esperado" nas Américas, segundo a avaliação da Organização Pan-Americana de Saúde citada pelo Estadão Conteúdo.

Em Mato Grosso do Sul, o boletim mais recente mostra que a doença matou 8 pessoas neste ano. O Estado ocupando o segundo lugar no ranking nacional de incidência da enfermidade, com 4.216 confirmados.


Nos siga no Google Notícias