ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Gaeco cumpre 216 mandados contra nova formação do PCC em MS e mais 10 estados

Operação comandada pelo MP de Alagoas e objetiva desarticular facção criminosa, principalmente em MS, considerado o "estado base"

Silvia Frias | 28/07/2020 07:38
Grupo da PM (Polícia Militar) de Sergipe cumpre mandado na Operação Flashback contra o PCC (Foto/Divulgação)
Grupo da PM (Polícia Militar) de Sergipe cumpre mandado na Operação Flashback contra o PCC (Foto/Divulgação)

O Gaeco (Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas ) cumpre 216 mandados de prisão e de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul e outros 10 estados em operação contra uma nova composição do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Em Mato Grosso do Sul, a Operação Flashback cumpre parte dos mandados no Presídio de Segurança Máxima Jair Pereira de Carvalho, estabelecimento penal que reúne a maior parte dos integrantes do PCC no Estado.

A ação é coordenada pelo grupo do MP (Ministério Público) de Alagoas para desarticular a base do PCC, organizada em Mato Grosso do Sul. Os outros estados onde estão sendo cumpridos os mandados em Sergipe, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba, Piauí, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

No total, foram expedidos 216 mandados, entre eles busca, apreensão e prisão, distribuídos em 71 municípios, localizados em quatro regiões brasileiras. A região Nordeste é a que concentra o maior número de ações da operação, contabilizando sete estados e 179 mandados judiciais expedidos.

As ações em Sergipe ocorrem em Aracaju e mais cinco municípios. Foram expedidos, pelo Juízo da Comarca de Carira, 14 mandados de busca, apreensão e prisão. A operação envolve aproximadamente 60 profissionais da área da Segurança Pública.

O PCC é uma facção criminosa que comanda rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico no país, desde 1993. Com hierarquia própria, os integrantes da facção que estão fora dos presídios obedecem a ordens dos líderes, que estão no Sistema Prisional e financiam o crime organizado.

Armas, dinheiro e droga apreendidas durante a operação, em Sergipe (Foto/Divulgação)
Armas, dinheiro e droga apreendidas durante a operação, em Sergipe (Foto/Divulgação)


Nos siga no Google Notícias