ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Governo de MS descarta possibilidade de exigir passaporte da vacina

Apesar de Rio de Janeiro e São Paulo adotarem passaporte digital de vacinados, MS descarta exigência

Guilherme Correia | 02/09/2021 10:09
Municípios de MS têm feito ações para buscar pessoas que ainda não se vacinaram. (Foto: Marcos Maluf)
Municípios de MS têm feito ações para buscar pessoas que ainda não se vacinaram. (Foto: Marcos Maluf)

Em coletiva nesta manhã (2), o secretário estadual de Infraestrutura e presidente do comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), Eduardo Riedel, afirmou que o governo de Mato Grosso do Sul não pretende obrigar a vacinação contra a covid-19.

A resposta veio após alguns estados adotarem o “passaporte” para apenas imunizados entrarem em estabelecimentos e eventos, o que já foi descartado por Mato Grosso do Sul. “O mercado vai regular essas questões”, pontua.

“Não vamos tomar nenhuma medida de obrigação. A medida que temos tomado é um mantra do governo, liderado pelo Geraldo [Resende], pelo governador e pelo governo como tudo: é que todos devem tomar a vacina, o exemplo, a fala, é que a população tome a vacina”.

Secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, em coletiva nesta manhã. (Foto: Reprodução/Governo estadual)
Secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, em coletiva nesta manhã. (Foto: Reprodução/Governo estadual)

Segundo ele, as autoridades estaduais têm sido responsáveis pelo melhor índice estadual de vacinação em todo o Brasil, muito por conta das campanhas de incentivo e informação em relação aos benefícios da vacina. “A resposta tem sido positiva. Acredito que não haja necessidade de qualquer medida coercitiva, obrigação, limitação. A gente respeita as pessoas, a gente pede, solicita, que as pessoas tomem a vacina para proteger a si e ao próximo”.

"Respeitamos a liberdade individual das pessoas. Estamos tendo um volume de vacinados muito bom e isso é fruto dessa informação clara. A vacina surte efeito, não há risco, em relação às vacinas que estão no mercado e foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”.

Riedel também tem defendido que não haveria necessidade em tomar medidas mais impositivas para garantir o bem-estar coletivo. "A gente trabalha no sentido de viabilizar a terceira dose nos idosos, porque é um público de risco, isso está acontecendo. E nos adolescentes, pensando em 2022, com toda a estratégia de vacinação, pensando no ano que vem”, finaliza.

Até agora, cerca de 73% da população sul-mato-grossense recebeu, ao menos, uma dose, enquanto 44,7% foram imunizados com duas doses ou vacina única.

Nos siga no Google Notícias