ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Grupo se compromete em investir 15 bilhões em fábrica de celulose de Inocência

Localização privilegiada e confiança na gestão foram fundamentais para MS receber sua 5ª fábrica de celulose

Jhefferson Gamarra e Liana Feitosa | 22/06/2022 17:17
Termo de investimento firmado entre o Governo de MS e a empresa chilena Arauco (Foto: Liana Feitosa)
Termo de investimento firmado entre o Governo de MS e a empresa chilena Arauco (Foto: Liana Feitosa)

Mato Grosso do Sul vai receber a quinta fábrica de celulose. A chilena Arauco assinou, na tarde desta quarta-feira (22), três acordos de investimento com o governo sul-mato-grossense para construção de fábrica com capacidade de produção de 2,5 milhões de toneladas e previsão de início das atividades no primeiro trimestre de 2028. De acordo com o governador, Reinaldo Azambuja, o investimento total da empresa, somado ao que será gasto na construção da fábrica, ultrapassará os R$ 20 bilhões, valor que supera o orçamento total do Estado para um ano.

"Esse investimento aqui em Mato Grosso do Sul vai significar um crescimento do PIB do Estado superior a 5% nos próximos anos, o que coloca MS na dianteira do desenvolvimento nacional", celebrou Azambuja. A unidade será erguida em Inocência, município a 331 quilômetros de Campo Grande, que possui aproximadamente 7,6 habitantes de acordo com o último Censo.

Cristian Infante, representante de Arauco no Brasil, destacou a confiança na gestão estadual para escolha de MS (Foto: Kísie Ainoã)
Cristian Infante, representante de Arauco no Brasil, destacou a confiança na gestão estadual para escolha de MS (Foto: Kísie Ainoã)

Para a construção da unidade será investido valor estimado de R$ 15 bilhões, que deverá beneficiar 14.300 famílias com geração de 12 mil empregos no pico da construção e 250 empregos diretos e 300 indiretos quando entrar em operação, além de 1,8 mil empregos permanentes na parte florestal.

Escolha - O diretor operacional da empresa, Cristián Infante, disse ao Campo Grande News que a escolha de Mato Grosso do Sul e da cidade de Inocência foram escolhidos, acima de tudo, pela localização privilegiada e pela confiabilidade na gestão do Estado.

“A empresa escolheu inocência por conta da localização para a construção de uma base florestal. A cidade possui recursos naturais necessários e adequados para esse tipo de empreendimento. Além da relação com o prefeito, governador e secretários de governo e a população da cidade”, destacou o representante da multinacional.

Estratégica - A fábrica, chamada de "Projeto Sucuriú" pela companhia, vai ser implantada a 50 km do Centro de Inocência, na margem esquerda rio Rio Sucuriú, e distante 100 km do Rio Paraná, próximo à rodovia MS-377. Além disso, a planta ficará distante apenas 47 km da malha ferroviária para garantir a eficiência logística para escoamento e exportação da produção.

“Nossa relação com os gestores da região nos deu confiança para investir nessa cidade. Uma companhia global como a nossa precisa escolher bem e para isso precisa de confiança e segurança. Essa segurança para fazer investimentos veio da qualidade da gestão que o Estado tem. Por isso a decisão foi fácil de ser tomada”, finalizou.

Durante celebração do termo, Reinaldo enalteceu potencial de desenvolvimento de Inocência (Foto: Kísie Ainoã)
Durante celebração do termo, Reinaldo enalteceu potencial de desenvolvimento de Inocência (Foto: Kísie Ainoã)

Conforme o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o compromisso firmado é fruto do plano de desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul e os benefícios oferecidos a empresa são semelhantes aos concedidos anteriormente outras empresas do ramo de celulose.

“Os benefícios oferecidos a Arauco são semelhantes aos oferecidos a Eldorado e Suzano, justamente para que exista um equilíbrio competitivo entre as empresas. Mas de maneira especifica a cidade vai receber melhorias na saúde, infraestrutura  para transporte em estradas e pontes, novas escolas, hospital e linhas de transporte para os trabalhadores se deslocaram para a empresa, que vai ficar há cinquenta quilômetros de distancia do centro de Inocência. Tudo isso em parceria com a Prefeitura e Estado”, frisou o governador.

Ainda conforme consta no termo assinado para a instalação da fabrica, celebrado entre o Governo do Estado, Prefeitura e a multinacional, será construído ainda um aeroporto no município. “Quero agradecer à diretoria da Arauco. Estão confiando em Mato Grosso do Sul e em Inocência, uma cidade pequenininha, a quem eu chamo de "A Princesinha da Costa Leste". E a nossa princesinha, em pouco tempo, será a 'Rainha da Costa Leste'”, comemorou o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia (DEM).

A instalação de gigantes do setor da celulose coloca Mato Grosso do Sul como um dos estados com maior percentual de produção do produto em todo o Brasil. Mesmo assim, o governo prevê ainda mais crescimento no setor, ampliando as áreas de floresta plantada.

Produção em MS - “Atualmente Mato Grosso do Sul tem 1,233 milhão de hectares de floresta plantada. Isso coloca o Estado como exportador de 27,5% de toda celulose produzida no Brasil. Para atender somente a demanda atual de produção de celulose, o Estado precisa de 242 mil hectares adicionais de floresta. Isso mostra o potencial de crescimento em floresta que o Estado necessita", destacou Jayme Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Estado da Produção, Meio Ambiente Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar).

"Tudo indica que em alguns anos o Estado terá 2 milhões de hectares de floresta plantada. Isso não quer dizer que o Estado está expandindo floresta sobre mata nativa, pelo contrário. Temos 8 milhões de pastagens degradadas que podem ser utilizadas para o plantio de floresta. É assim que vamos crescer, recuperando essas pastagens e plantando floresta", afirmou Verruck.

Celulose em expansão - Mato Grosso do Sul conta atualmente com três fábricas de celulose instaladas e em operação no município de Três Lagoas: uma da Eldorado Brasil, com capacidade de produção de 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano; duas da Suzano, que produzem 3,25 milhões de toneladas por ano. A Suzano iniciou a construção de mais uma fábrica no Estado, em Ribas do Rio Pardo, que será a maior planta industrial de celulose do mundo, produzindo 2,55 milhões toneladas/ano.

O setor conta com 480 estabelecimentos na cadeia produtiva do setor. São empresas de cultivo de floresta, extração de madeira, fabricação de papel, celulose e derivados. O setor florestal é responsável pela geração de 27,2 mil empregos sendo 14.901 diretos e 12.312 indiretos. Em 2021, o segmento gerou 6.266 empregos a mais em relação a 2020.

Empresa chilena - Celulosa Arauco y Constitución é uma empresa chilena do ramo madeireiro, especializada na fabricação de celulose e painéis, atuando em 11 países do mundo, sendo a sgunda maior empresa mundial do setor. O empreendimento pertence ao Grupo AntarChile fundado por Anacleto Angelini e possui cinco fábricas de celulose no Chile, uma na Argentina e outra no Uruguai, além de unidades de fabricação de madeira em seis países: Chile, Argentina, Brasil, (Paraná), Peru, Colômbia, Canadá, Estados Unidos, México, Espanha, Portugal, Alemanha, África do Sul, Emirados Árabes, China e Austrália.

No Brasil, o grupo mantém a Arauco do Brasil, com unidades em Piên e em Jaguariaíva (850 mil m³/ano), ambas no Paraná. Em Mato Grosso do Sul, a marca tem a empresa florestal Mahal, que tem mais de 60 mil hectares de florestas cultivadas em seis cidades: Aparecida do Taboado, Selviria, Água Clara, Chapadão do Sul e Três Lagoas.


*Matéria editada às 18h40 para adição de informação.

Nos siga no Google Notícias