A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

19/06/2019 16:09

Inverno chega na sexta-feira com previsão de geadas para MS

Letycia Bond, da Agência Brasil
Hoje Campo Grande teve dia ensolarado. (Foto: Paulo Francis)Hoje Campo Grande teve dia ensolarado. (Foto: Paulo Francis)

O inverno começa na próxima sexta-feira (21), às 13h (horário de Brasília), devendo originar, ao longo dos próximos três meses, temperaturas acima da média para o período no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A estação se encerra na madrugada do dia 23 de setembro, quando dá lugar à primavera.

Conforme explica o Inmet, o inverno tem como característica a redução de chuvas nas três regiões e em partes do Nordeste e do Norte do Brasil.

Com a diminuição da temperatura, ocasionada pelas massas de ar frio do sul do continente, amplia-se a probabilidade de ocorrerem geadas em Mato Grosso do Sul e nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

As condições típicas da estação, que incluem inversões térmicas durante as manhãs, também podem produzir a formação de nevoeiros e névoa úmida nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Outro fenômeno que o inverno favorece são as queimadas e os incêndios florestais em determinados pontos do país. 

Para o Centro-Oeste, a previsão é de que os incêndios florestais serão propícios devido à conjugação de três fatores: a baixa umidade relativa do ar, a menor ocorrência de chuvas e as temperaturas acima da média, que devem marcar, principalmente, os meses de agosto e setembro.

Na região, informa o Inmet, a previsão é de que a umidade relativa do ar fique abaixo de 30%, tendo, em alguns momentos, picos mínimos abaixo de 20%.

 

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions