ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Jaraguari libera vacina contra covid para jovens acima de 18

Busca da vacina em Campo Grande ou resistência da população podem explicar baixa procura, avalia prefeito

Silvia Frias | 04/06/2021 09:43
Município com pouco mais de 7 mil habitantes "caça" moradores em assentamentos e divulga nas redes sociais (Foto/Divulgação: prefeitura)
Município com pouco mais de 7 mil habitantes "caça" moradores em assentamentos e divulga nas redes sociais (Foto/Divulgação: prefeitura)

Jaraguari, a 44 quilômetros de Campo Grande, chegou a estágio da vacinação contra covid-19 muito esperado pelo resto do País: no domingo, a imunização chega aos habitantes com 18 anos ou mais, sem comorbidades.

Serão 300 doses da AstraZeneca/Oxford destinadas a este público, segundo o prefeito Edson Rodrigues Nogueira (PSDB). A abertura se deve à baixa procurada faixa anteriormente contemplada, a dos moradores dos 55 anos ou mais. “A gente não pode deixar essas doses na geladeira, sem uso”, disse.

Nogueira disse que pode haver dois motivos para a baixa adesão da faixa dos 55 anos: resistência à vacinação e o fato de muitas pessoas terem residência em Jaraguari, mas trabalham e costumam ficar durante a semana em Campo Grande e podem ter aproveitado a imunização na capital.

“Nós estamos divulgando nas redes sociais, percorrendo os assentamentos, chamando as pessoas”, disse o prefeito. No município, há 19 assentamentos, além dos moradores da área urbana, totalizando população de 7.265 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Desde o começo da campanha de vacinação, Jaraguari já recebeu 4,5 mil doses, sendo 3.036 destinadas para a 1ª dose e 1.469 para a 2ª dose. De acordo com dados da prefeitura, deste público estimado, 2.527 já receberam 1ª dose e 1.352 a 2ª dose.

Nogueira diz que o município já alcançou 100% da imunização dos grupos prioritários, como trabalhadores da saúde e da educação, quilombolas, pessoas com idade de 60 a 64 anos, idosos acamados e em instituição.

Segundo o prefeito, no sábado, ainda haverá repescagem para os moradores com idade acima de 35 anos. No domingo, vacinação contra covid-19 será das 7h às 13h no ESF (Estratégia Saúde da Família). É necessário levar cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Se puder, 1 kg de alimento não perecível.

“Mas, se não for do município, não adianta vir, porque precisa de comprovação e a gente conhece quem mora aqui”, alerta o prefeito.

Nos siga no Google Notícias