ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Jornalista que projetou Pantanal para o Brasil é homenageado na Assembleia

“Uma caçada de onça é uma covardia”: José Hamilton narra caçada em MS no ano de 1987

Aline dos Santos | 22/03/2022 15:09
José Hamilton e Mario Zan, autor de Chalana, no Pantanal. (Foto: Reprodução/Globo Rural)
José Hamilton e Mario Zan, autor de Chalana, no Pantanal. (Foto: Reprodução/Globo Rural)

Jornalista que projetou o Pantanal para o Brasil, José Hamilton Ribeiro, de 86 anos, foi homenageado na Assembleia Legislativa. A honraria ao profissional, que se aposentou em 2022 após seis décadas dedicadas ao jornalismo, foi proposta pelo deputado estadual Paulo Duarte (MDB).

Na moção de congratulação, o parlamentar destaca “o extenso e premiado trabalho realizado durante os anos de atividade e em especial por ter retratado a história pantaneira com tanta beleza”.

José Hamilton iniciou a carreira na Rádio Bandeirantes, em São Paulo, a qual se dedicou por vinte e cinco anos. Na longa jornada, atuou também em publicações como as revistas Realidade e Quatro Rodas, o jornal Folha de São Paulo e os programas televisivos Globo Repórter, Fantástico e Globo Rural.

Há 41 anos, o jornalista apresentou o Pantanal para todo o Brasil. Em janeiro de 1981, quando o Globo Rural festejou o primeiro aniversário, o programa foi integralmente dedicado à maior planície alagada do mundo. O Pantanal sul-mato-grossense foi mostrado em suas belezas e fragilidades.

Conforme o projeto Memória Globo, a reportagem denunciou um projeto de lei para aprovar a construção de usina de álcool na Serra da Bodoquena, o que representava um risco para o meio ambiente. Por conta da repercussão, um abaixo-assinado organizado para impedir a construção da usina ganhou centenas de milhares de adesões pelo Brasil.

“Era para comemorar um ano de programa e me convidaram para fazer uma reportagem sobre o Pantanal. Foi a primeira vez que o Pantanal entrou no Globo Rural e senão me engano, foi a primeira vez que entrou na TV Globo. Depois, Mato Grosso do Sul foi sendo descoberto pelos jornalistas e valorizado pelas coisas tão bonitas", afirmou o jornalista ao Campo Grande News em 2016.

Ainda na década de 80, exatamente em 24 de maio de 1987, foi a vez de mostrar a caçada às onças em Mato Grosso do Sul, sempre uma ameaça aos felinos.

 “Uma caçada de onça é uma coisa dramática, uma covardia. Os cachorros farejam o rastro da onça e quando os caçadores se aproximam, a tendência do animal é correr. É um animal pesado, não aguenta correr muito. O cachorro é muito mais resistente. Então, a onça se cansa e sobe em uma árvore, procurando segurança, e vira um alvo fácil para o caçador. Com uma espingarda ou com uma carabina, eles atiram na onça como se estivessem atirando num mamão”, descreveu José Hamilton Ribeiro.

As matérias também exibiam a cultura do Estado, com entrevistas e canções de Almir Sater. O jornalista  é autor de livros sobre Mato Grosso do Sul. Em 1974, lançou “Pantanal - Amor Bágua", com a descrição das pessoas, território, hábitos e saberes.

Já o livro "Rio Paraguai - Das Nascentes à Foz", em coautoria com a jornalista Eunice Ramos, traz a jornada pelo entorno de um dos mais importantes mananciais da América Latina.

Nos siga no Google Notícias