ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Justiça dá 72h para poder público levar paciente que "ganhou" coração para SP

Família de homem de 41 anos procurou a Defensoria Pública para conseguir transferência com urgência

Por Anahi Zurutuza | 15/03/2024 16:08
Corações foram desenhados com gel em equipamento usado em centro cirúrgico durante transplante (Foto: Santa Casa/Divulgação/Arquivo)
Corações foram desenhados com gel em equipamento usado em centro cirúrgico durante transplante (Foto: Santa Casa/Divulgação/Arquivo)

Com insuficiência cardíaca severa, provocada pela doença de Chagas, homem de 41 anos recebeu a chance de ter vida nova esta semana, mas precisou recorrer à Justiça para conseguir ir até São Paulo (SP), onde conseguiu vaga para fazer transplante de coração. A família do paciente de Nova Alvorada do Sul – cidade a 115 km de Campo Grande –, que está internado em CTI (Centro de Tratamento Intensivo) da Capital procurou a Defensoria Pública que, em menos de 24 horas, conseguiu a ordem judicial para transferi-lo.

O homem está há 5 anos na fila dos transplantes e soube, nesta semana, que surgiu vaga no Hospital Israelita Albert Einstein, referência em transplantes cardíacos no Brasil. Ele, contudo, precisa ser transportado em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Aérea. No hospital da capital paulista, o paciente fará exames e ficará pronto para receber o órgão assim que aparecer doador compatível.

“A esposa nos procurou porque o marido está no CTI em Campo Grande e ele precisa fazer o transplante em São Paulo. Nós não tínhamos valores [do transporte em UTI aérea], mas fizemos uma força-tarefa na Defensoria, concluímos a ação com três orçamentos. No mesmo dia, o juiz deu a liminar favorável”, explica o defensor público Cássio Sanches Barbi, que atua em Nova Alvorada do Sul.

A Justiça deu 72 horas (a partir da notificação sobre a ordem) para que o Governo de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Nova Alvorada do Sul paguem pelo translado do paciente.

A doença de Chagas ou tripanossomíase americana é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitida pela picada de um percevejo conhecido como “barbeiro”, e é a terceira causa de transplante cardíaco no Brasil.

O microrganismo viaja pela corrente sanguínea e se abriga nas células cardíacas. O corpo do infectado reage e provoca lesões no coração, esôfago e intestino, de maneira silenciosa. Daí o surgimento de insuficiência cardíaca décadas depois a infecção, que no estágio inicial se parece com uma gripe.

(*) Matéria alterada às 16h01 do dia 27 de março após correção de informação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias