ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Mais da metade dos casos de tuberculose em MS tem relação com a prisão

Fiocruz prorroga acordo de cooperação que estuda doenças na população privada de liberdade

Gabriela Couto | 13/04/2021 09:41
Segundo pesquisador Julio Croda afirma que para diminuir os casos de tuberculose no Estado é preciso controlar a doença na prisão (Foto Divulgação)
Segundo pesquisador Julio Croda afirma que para diminuir os casos de tuberculose no Estado é preciso controlar a doença na prisão (Foto Divulgação)

Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (13) a prorrogação do extrato de acordo de cooperação entre a Fiocruz e o governo do Estado para estudar a população privada de liberdade em Mato Grosso do Sul. A pesquisa segue em vigência até o dia 29 de dezembro de 2022.

Segundo o infectologista e pesquisador da Fiocruz, Julio Croda, o acordo é uma continuação de um projeto que existe desde 2013. “Esse termo é uma renovação do que fazemos a cada seis meses com todos os privados de liberdade de três presídios no Estado”, explicou.

A cada seis meses são ofertados exames para tuberculose e HIV para todo a população privada de liberdade. Também é realizado exame molecular do escarro para identificar tuberculose, teste rápido molecular e raio-x para os presidiários das penitenciárias Penal, Máxima e PED  (Penitenciária Estadual de Dourados)  de Campo Grande e Dourados.

O estudo tem financiamento da agência de fomento dos EUA, chamada NIH (National Institute of Health). Croda explica que assim que o paciente apresenta resultado positivo para as doenças investigadas  é feito o tratamento e acompanhamento com apoio de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos e biológicos.

“Identificamos que  5% de todos os privados de liberdade tem tuberculose. Mais de 50% dos casos de tuberculose que acontecem na comunidade tem relação com a prisão. Se quisermos diminuir o número de casos de tuberculose no Estado temos que controlar a doença na prisão”, revelou Croda.

Nos siga no Google Notícias