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Mais de 28 vítimas denunciam golpe em agência de viagens

Proprietária é acusada de não honrar pacotes vendidos e desaparecer após prometer reembolso

Por Gustavo Bonotto | 11/12/2025 17:32
Mais de 28 vítimas denunciam golpe em agência de viagens
Postagem de Wânia Raquel Theodorowicz em suas redes sociais, onde ela faz um pronunciamento oficial explicando o fechamento da agência (Foto: Reprodução)

A proprietária da agência de viagens Conhecer Bonito Viagens, Wânia Raquel Theodorowicz, está sendo investigada por fraudes relacionadas à venda de pacotes turísticos em Mato Grosso do Sul. Ao menos 28 vítimas, de diferentes idades, já registraram boletins de ocorrência alegando que pagaram valores consideráveis por pacotes de viagem, mas não tiveram suas reservas confirmadas e não receberam o reembolso prometido.

RESUMO

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A proprietária da agência Conhecer Bonito Viagens, Wânia Raquel Theodorowicz, está sendo investigada por fraudes em pacotes turísticos em Mato Grosso do Sul. Pelo menos 28 pessoas registraram boletins de ocorrência após pagarem por viagens que não foram concretizadas, com valores que chegaram a R$ 20 mil. As vítimas, com idades entre 26 e 69 anos, compraram pacotes para diversos destinos nacionais. Após os pagamentos, descobriram que não havia reservas confirmadas. A proprietária alegou falência da empresa e problemas pessoais, mas cessou a comunicação sem realizar reembolsos aos clientes lesados.

Os relatos indicam que as vítimas adquiriram pacotes para destinos turísticos como Porto Seguro (BA), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Ipojuca (PE) e Natal (RN), entre outros, com pagamentos feitos por meio de cartão de crédito, PIX e boletos. Em alguns casos, os valores ultrapassaram R$ 20 mil. Contudo, ao tentar confirmar as reservas ou obter vouchers de passagem e hospedagem, as vítimas descobriram que não havia nenhuma reserva registrada.

A maioria dos casos aconteceu neste ano, quando as vítimas começaram a tentar entrar em contato com a acusada, sem sucesso. Wânia Raquel enviou cartas de desacordo comercial alegando falência da empresa e a impossibilidade de honrar os compromissos. No entanto, as vítimas afirmam que, além da falta de reembolso, não houve nenhuma devolução dos valores pagos e a comunicação com a acusada cessou completamente após os primeiros contatos.

Entre os relatos, há menções a uma série de justificativas dadas por Wânia, incluindo problemas com fornecedores e questões pessoais, como alegações de depressão, mas as promessas de estorno nunca se concretizaram. Muitas das vítimas chegaram a confirmar que as passagens e hospedagens não estavam reservadas, mesmo após o pagamento integral dos pacotes.

As vítimas, que variam em idade de 26 a 69 anos, registraram ocorrências em diferentes cidades, incluindo Campo Grande, Chapadão do Sul, Bonito, São Gabriel do Oeste, e outras localidades do Estado. Além disso, muitos relatos envolvem grupos de pessoas que compraram pacotes para viagens em família ou com amigos, todos prejudicados pela mesma fraude.

Mais de 28 vítimas denunciam golpe em agência de viagens
Postagem de Wânia Raquel Theodorowicz em suas redes sociais, informando estar temporariamente sem WhatsApp (Foto: Reprodução)

Decepção de quem foi enganada - A aposentada Rosângela Navarro Gomes Ribeiro, de 65 anos, e sua amiga Sandra Ribeiro Marques, de 59 anos, diarista, são duas das vítimas do esquema de fraude envolvendo a agência Conhecer Bonito Viagens e sua proprietária, Wânia Raquel Theodorowicz.

As duas amigas fecharam o pacote de excursão para Maceió (AL) e a viagem estava programada do dia 16 a 21 de junho de 2026. Seriam seis dias e elas se hospedariam no bairro de Pajuçara. O pacote incluía passagens aéreas, café da manhã no hotel, serviço de translado de ida e volta entre o aeroporto e hotel, além de passeios.

Em entrevista ao Campo Grande News, Rosângela compartilhou a experiência dolorosa que ela e Sandra enfrentaram ao tentar realizar o tão sonhado passeio juntas. "Eu e a Sandra temos uma amizade de longa data, e sempre falávamos sobre viajar juntas, mas a oportunidade nunca surgia, por motivos financeiros, de trabalho, saúde, entre outras dificuldades", explica Rosângela.

No entanto, depois de muito tempo, elas conseguiram juntar forças e finalmente decidiram realizar a viagem que tanto almejavam. "Minha filha já havia feito uma viagem para Bonito há alguns anos, com a agência dessa Raquel, que é parente de uma amiga. Ela sempre falou bem da agência, dizendo que a Wânia já trabalhava há muito tempo nesse ramo, então confiamos e fechamos o pacote com ela, eu e a Sandra”.

As duas estavam empolgadas e realizaram as pesquisas necessárias. "No dia em que eu disse que já estava pronta e esperando a Sandra liberar o cartão para ela, entrei em contato com a Wânia. Imediatamente, ela me enviou um link para que eu efetuasse o pagamento, o que fiz de imediato", relata Rosângela. No caso de Sandra, o pagamento foi feito diretamente no trabalho da filha de Sandra, que passou o cartão para a agência.

"Ficamos muito felizes, comemorando, esperando ansiosas que o mês de julho chegasse para realizarmos nossa viagem", lembra Rosângela. No entanto, a felicidade foi interrompida de forma inesperada. "Um dia, ao entrar no Facebook da Wânia, me deparei com uma postagem dizendo que a agência estava falida. Ela escreveu um longo texto sobre isso e eu fiquei em choque. Comecei a tentar entrar em contato com ela para saber o que estava acontecendo, afinal de contas, eu e a Sandra já tínhamos comprado pacotes, mas ela nunca me respondeu."

"Foi como um balde de água fria. Fiquei extremamente chateada, decepcionada e sem saber o que fazer", desabafa. Agora, Rosângela e Sandra estão em busca de uma solução, tentando reverter a situação e conseguir o estorno dos valores pagos.

"Estamos aguardando, e é uma das piores situações em que já me envolvi. Nunca imaginei que alguém que se diz profissional agiria dessa maneira. Ela nunca nos procurou para explicar, só descobri pela postagem dela na rede social”.

As tentativas de resolução com o banco também têm sido complicadas. "Estamos agora tentando resolver com o banco, mas não está sendo fácil. Enquanto isso, ela segue tranquila nas redes sociais, postando fotos e dizendo que está em paz, que Deus está no comando de tudo. E nós aqui, com a cabeça quente, porque, afinal de contas, não foi um pacote barato. Pagamos R$ 3.250 cada uma, e eu e a Sandra não temos um salário alto, então, para nós, esse foi um grande golpe”.

Por fim, Rosângela afirma que, apesar da decepção, ela e Sandra continuam na busca por justiça. "Estamos aguardando e contando com a justiça para que possamos, pelo menos, conseguir o estorno desse valor”.

Mais de 28 vítimas denunciam golpe em agência de viagens
Tentativas de contato não atendidas (Foto: Reprodução)

Frustração de quem nunca viajou - Sandra, por sua vez, relatou com tristeza sua experiência. Ela contou como a expectativa de realizar uma viagem de férias, algo que nunca havia conseguido antes, foi destruída pela falência da empresa.

"Eu acho que, mais do que a Rosângela, eu estava muito ansiosa por essa viagem", afirmou Sandra. "Sempre trabalhei muito e nunca tive a oportunidade de tirar férias, de viajar para fora e simplesmente descansar. Estava esperando muito por isso, e a cada frustração, cada vez que eu não conseguia comprar a passagem, ficava muito triste."

Sandra revelou que, após finalmente conseguir comprar o pacote com a agência de Wânia, a decepção foi ainda maior ao saber, pela Rosângela, que a agência havia falido. "Quando a Rosângela me contou que a Wânia havia declarado falência, fiquei completamente desmotivada. Era muito triste ver que, depois de tanto esperar, tudo aquilo havia sido um golpe", disse.

Apesar da frustração inicial, Sandra admitiu que, com o tempo, refletiu sobre a situação e se animou com a possibilidade de realizar outra viagem no futuro. "Eu sei que vou ter condições de fazer outra viagem mais tarde. Mas, nesse momento, foi realmente muito difícil", explicou.

Além disso, Sandra compartilhou as dificuldades que enfrentou para entrar em contato com Wânia, que nunca respondeu às suas tentativas. "Eu também tentei falar com ela várias vezes, mas não obtive nenhuma resposta. Enquanto isso, a Rosângela me passava informações sobre as redes sociais de Wânia, onde ela parecia completamente tranquila, como se dissesse: 'Agora, vocês arcam com as consequências de terem comprado a passagem comigo'."

Sandra, assim como Rosângela, aguarda uma solução para o caso e espera conseguir o estorno dos valores pagos.

O Campo Grande News tentou entrar em contato com Wânia Raquel, mas as tentativas de ligação não foram completadas, e as mensagens enviadas via WhatsApp não foram entregues.

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