ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Ministério compra, mas sedativos não chegam ao estoque dos hospitais de MS

MS ainda não está na lista de contemplados, apesar de a Santa Casa e do Hospital Regional apresentarem pouco estoque

Maressa Mendonça | 30/06/2020 15:37
Fachada da Santa Casa de Campo Grande, maior hospital de Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Fachada da Santa Casa de Campo Grande, maior hospital de Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo/Campo Grande News)


O Ministério da Saúde começou a intermediar a compra de anestésicos e relaxantes musculares para distribuição entre os estados e municípios. Mato Grosso do Sul ainda não aparece na lista dos beneficiados, apesar de ter hospitais com pouco estoque dos produtos considerados essenciais no tratamento de pacientes com a covid-19.

Na última semana, o Campo Grande News publicou uma reportagem indicando a possibilidade de falta desses medicamentos tanto no Hospital Regional quanto na Santa Casa, em Campo Grande.  Os anestésicos e relaxantes musculares são usados para ventilar pacientes de covid e outros doentes.

Os hospitais em todo país estão enfrentando dificuldades para comprar os medicamentos. Isto acontece tanto porque a produção foi reduzida durante esse período de pandemia do coronavírus quanto pela dificuldade em movimentar  a matéria prima usada na fabricação. A maior parte dela vem da China e da Índia.

No último dia 18, o Governo Federal anunciou que estava preparando uma licitação para realizar esta compra, atendendo um pedido das secretarias municipais e estaduais de Saúde que já indicavam a possibilidade de desabastecimento, especialmente porque o número de infectados pelo novo vírus não para de crescer.

O Ministério ressaltou à época que não ficaria responsável pelas compras, que são de responsabilidade dos estados e municípios, mas participaria da licitação para agilizar a entrega dos medicamentos.

Na segunda-feira (29), eles anunciaram o início do processo da compra de urgência e também fizeram uma requisição para abastecimento imediato dos estados e municípios.

Ao todo foram distribuídas 185 mil unidades desses anestésicos e relaxantes musculares para os estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.

O Ministério da Saúde também definiu a abertura de uma licitação na modalidade pregão em que os estados e as capitais poderão aderir como co-participantes, garantindo a compra por valor reduzido.

Estes medicamentos serão enviados para o almoxarifado do Ministério de Saúde em São Paulo para posterior distribuição entre estados e municípios.

Nos siga no Google Notícias