ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Morte na fronteira de MS foi estopim para execuções no País, aponta estudo

Relatório divulgou número de homicídios em 2017, o maior nível histórico de letalidade violenta intencional

Silvia Frias | 05/06/2019 15:07
Metralhadora foi instalada em caminhonete para ataque a Rafaat e depois foi abandonada (Foto/Arquivo)
Metralhadora foi instalada em caminhonete para ataque a Rafaat e depois foi abandonada (Foto/Arquivo)

O assassinato do traficante Jorge Rafaat Toumani, em 15 de junho de 2016, foi um dos principais fatores da eclosão da violência no Brasil. A guerra de facções, entre julho e julho daquele ano provocou a explosão de mortes violentas pelo país, culminando em 65.602 assassinatos em 2017.

A avaliação faz parte do Atlas da Violência 2017, feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo FBS (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) e publicado nesta quarta-feira. Os indicadores de homicídios analisados nesse relatório referem-se ao ano de 2017, com base nos dados oficiais do Ministério da Saúde.

Os óbitos contabilizados equivalem a uma taxa de aproximadamente 31,6 mortes violentas para cada cem mil habitantes, sendo o maior nível histórico de letalidade violenta intencional no país.

As mortes violentas, ou mortes por causas externas, podem ser divididas em: acidentes; lesões autoprovocadas intencionalmente; agressões; intervenções legais e operações de guerra; e mortes violentas com causa indeterminada (MVCI)

Em Mato Grosso do Sul, foram 659 homicídios em 2017, o que representa taxa de 24,3 mortes para cada cem mil habitantes, abaixo da média nacional. Se comparado a 2016, representa queda de 2,9%, quando foram 671 assassinatos e, em relação a 2007, redução de 20,2%, quando foram 710 mortes violentas.

Uma morte no dia 15 de junho de 2016, na região de fronteira entre Brasil e Paraguai, teve papel fundamental na explosão da violência no País. Jorge Rafaat Toumani foi executado a tiros de metralhadora, calibre 50, em ataque ocorrido em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha a Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande.

“O assassinato do traficante Jorge Rafaat Toumani (...), acentuou ainda mais a disputa do narconegócio, uma vez que que tinha como pano de fundo o controle do mercado criminal na fronteira e, por conseguinte, a obtenção de um grande diferencial competitivo, com a integração vertical da cadeia de valor, a partir do acesso privilegiado à droga produzida e comercializada na Bolívia, no Peru e no Paraguai”, cita o relatório, com base em estudo desenvolvido em 2018.

Jorge Rafaat Toumani, o estopim de uma guerra (Foto/Reprodução)
Jorge Rafaat Toumani, o estopim de uma guerra (Foto/Reprodução)

Paralelo à morte de Rafaat, a guerra entre PCC (Primeiro Comado da Capital) e CV (Comando Vermelho) e seus aliados regionais – Família do Norte, Guardiões do Estado, Okaida, Estados Unidos e Sindicato do Crime – detonou a violência e a alta letalidade.

Esse novo cenário aponta crescimento de mortes nas regiões Norte e Nordeste, estabilidade no Sul e Sudeste e queda no Sudeste e Centro-Oeste.

Disputa – Desde o dia 28 de maio, o Campo Grande News começou a publicar série de reportagens “MS nas mãos do crime”, que traça análise do crime e da guerra do narcotráfico na região de fronteira, com a escalada da violência.

Policiais ouvidos pela reportagem dizem que PCC e CV atuavam na região de fronteira há pelo menos dez anos, mas, nos últimos cinco anos, intensificaram ações.

“Esses grupos se instalaram no Paraguai para assumir o controle da produção de droga e do fornecimento de armas. Mas quando chegaram lá se depararam grupos locais e travaram uma disputa velada. Essa disputa continuou até chegar ao Rafaat [Jorge Rafaat Toumani], que era dono de tudo e já estava brigado com o Jarvis [Jarvis Gimenes Pavão]”, conta a fonte.

Pavão decidiu aproveitar o momento para se livrar do antigo sócio e naquele momento concorrente e inimigo no submundo do crime.

“Ele se aliou ao PCC para matar o Rafaat. Com apoio do Comando Vermelho, a facção paulista decidiu eliminar o Rafaat porque ele começou a vender droga diretamente para o Brasil, traindo um acordo que tinham de repassar para o PCC e ficar com a Europa e outros mercados”, afirma o policial.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também