ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

MS pode receber mais de 20 mil doses de Coronavac para 2ª dose nesta semana

Novo lote nacional de vacinas pode trazer mais imunizantes ao Estado, mas ainda não há previsões concretas

Guilherme Correia | 10/05/2021 11:40
Doses de vacina contra a covid-19 da marca Coronavac (Foto: Paulo Francis/Arquivo) 
Doses de vacina contra a covid-19 da marca Coronavac (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Durante coletiva nesta manhã (10), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, comentou que há previsão de que Mato Grosso do Sul receba cerca de 20 mil doses da vacina Coronavac, fabricadas pelo Instituto Butantan, ainda nesta semana.

O titular da pasta se baseia em estimativa que tem sido feita ao longo dos últimos cinco meses de vacinação. "[Há] um indicativo que vamos receber 2 milhões de doses em todo o País da Coronavac ainda nesta semana. Se levarmos em consideração a média histórica de vacinas que recebemos, significa que vamos receber 1,1% desse quantitativo".

"Poderá vir ao Mato Grosso do Sul cerca de 22 a 23 mil doses de vacina Coronavac. Vou pedir aos prefeitos, prefeitas, secretários e secretárias, que possam aplicar imediatamente essas doses de vacina e que não deixem na geladeira", ressaltou Resende durante a transmissão.

Vacinação - Mato Grosso do Sul se aproxima de 1 milhão de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde desde o começo do ano. Ao todo, cerca de 21% da população já recebeu ao menos uma dose, e pouco mais de 8% tomou dois imunizantes - que garantem total eficácia prevista contra casos de covid.

Nas últimas semanas, diversos moradores dos municípios sul-mato-grossenses têm relatado que passaram do tempo ideal para receber a segunda dose da Coronavac, estipulado em 14 a 28 dias, e que ainda não há previsão de que recebam. No mês passado, o Campo Grande News já havia reportado que pelo menos 5,2 mil pessoas receberam vacina em tempo muito aquém do ideal - número que pode ser ainda maior.

Além disso, foi noticiado que a velocidade na vacinação como um todo caiu muito em meados de abril, sobretudo na aplicação de 2ª dose. No geral, os municípios têm aplicado muitas vacinas da D1 (Primeira Dose) e deixado de aplicar o reforço do imunizante.

Mais cedo, o Ministério da Saúde informou à reportagem que a pasta federal depende da entrega do laboratório pra distribuir aos estados e que nova distribuição de vacinas deve acontecer nesta semana, mas que ainda não nenhum tipo de previsão por ora, seja do quantitativo ou até mesmo do tipo da vacina.

Nos siga no Google Notícias