ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

MPF recomenda que PMs usem câmeras corporais em aldeias de MS

Órgão recebeu denúncia de uso excessivo de força durante ação em comunidade indígena de Dourados

Adriel Mattos | 26/11/2021 13:22
Cartuchos deflagrados e vasilhames de gás lacrimogêneo abandonados na comunidade Ava Eté II. (Foto: Divulgação/MPF)
Cartuchos deflagrados e vasilhames de gás lacrimogêneo abandonados na comunidade Ava Eté II. (Foto: Divulgação/MPF)

O MPF (Ministério Público Federal) recomendou à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) que registre abordagens policiais em aldeias por meio de câmeras corporais. O pedido foi feito diretamente ao secretário Antonio Carlos Videira.

A recomendação foi motivada após relatos e registros feitos por integrantes da comunidade indígena Ava Eté II, acampada em região próxima à aldeia Bororó, em Dourados – cidade no sul do Estado a 251 km da Capital.

Em 11 de novembro, a PM (Polícia Militar) teria realizado uma abordagem com uso excessivo de força, efetuando disparos de arma de fogo e depredação de casas. Os indígenas dizem ter fugido pela aldeia Bororó e ninguém se feriu.

Assim, o órgão quer que ações policiais sejam previamente comunicadas à Funai (Fundação Nacional do Índio), incluindo as solicitações realizadas por particulares à PM para apoio em atividades de plantio, colheita ou aplicação de agrotóxicos, sendo estas previamente comunicadas também ao MPF.

Para corroborar a medida, o MPF ainda cita que já existem decisões do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que reforçam a necessidade de gravação audiovisual em buscas domiciliares, fixando o prazo de um ano para que as polícias providenciem os equipamentos e se adaptem. A Sejusp tem cinco dias para responder, sob pena de ser obrigada a prestar informações à Justiça caso não se manifeste.

Em nota, o secretário Antonio Carlos Videira disse que há um grupo de trabalho do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública para o uso dos equipamentos em todas ações das polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal.

“Mato Grosso do Sul aguarda a conclusão destes trabalhos para analisar qual a melhor solução e acompanhar aquela que for a escolhida pelos estados e pelas Polícias Federal e Rodoviária Federal. Tão logo tenhamos disponíveis essas soluções, serão empregadas para toda e qualquer atividade de risco julgada pertinente que a PM entender necessária”, explicou.

Nos siga no Google Notícias