ACOMPANHE-NOS    
MAIO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 14º

Cidades

MS deve liberar amanhã vacinação com 3ª dose a pessoas com mais de 70 anos

Por ora, apenas idosos e imunossuprimidos que receberam 2ª dose há 6 meses podem receber reforço do imunizante

Por Guilherme Correia | 30/08/2021 10:48
Aplicação de vacina contra a covid-19 em pessoa idosa. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Aplicação de vacina contra a covid-19 em pessoa idosa. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Mato Grosso do Sul deve liberar nesta terça-feira (31), a aplicação da terceira dose de vacina contra a covid-19 para idosos a partir de 70 anos, que tomaram o segundo imunizante há, pelo menos, seis meses. Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), isso será possível com a distribuição de doses que chegaram hoje.

Mas essa é apenas uma autorização, porque cada município define o próprio calendário de vacinação, já que se baseia nas estimativas populacionais, demanda e adesão da população. Portanto, a recomendação é de que se procure a informação na prefeitura da cidade em que a pessoa está apta a receber o reforço do imunizante.

Conforme o titular da pasta, Geraldo Resende, resolução deverá ser publicada amanhã, para determinar essa permissão. "Nova resolução será feita para a partir de amanhã, todos os acima de 70 anos fazer a vacinação, além de idosos em instituições de longa permanência, que já foram vacinados desde sexta-feira".

Segundo ele, tal faixa etária segue determinações do PNI (Plano Nacional de Imunizações), que permite apenas para os septuagenários.

Redução na imunidade - A decisão de aplicar nova dose em quem já recebeu duas aplicações, se baseia em uma série de análises, algumas delas feitas pela própria SES, a respeito da queda de imunidade em pacientes mais velhos. Além deles, há os imunossuprimidos, que também estão inclusos nessa etapa.

Considerando toda a população do Estado, cerca de 73% dos habitantes receberam ao menos uma vacina e 43% encontram-se com imunização completa.

Nos siga no Google Notícias