ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

MS deve liberar amanhã vacinação com 3ª dose a pessoas com mais de 70 anos

Por ora, apenas idosos e imunossuprimidos que receberam 2ª dose há 6 meses podem receber reforço do imunizante

Guilherme Correia | 30/08/2021 10:48
Aplicação de vacina contra a covid-19 em pessoa idosa. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Aplicação de vacina contra a covid-19 em pessoa idosa. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Mato Grosso do Sul deve liberar nesta terça-feira (31), a aplicação da terceira dose de vacina contra a covid-19 para idosos a partir de 70 anos, que tomaram o segundo imunizante há, pelo menos, seis meses. Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), isso será possível com a distribuição de doses que chegaram hoje.

Mas essa é apenas uma autorização, porque cada município define o próprio calendário de vacinação, já que se baseia nas estimativas populacionais, demanda e adesão da população. Portanto, a recomendação é de que se procure a informação na prefeitura da cidade em que a pessoa está apta a receber o reforço do imunizante.

Conforme o titular da pasta, Geraldo Resende, resolução deverá ser publicada amanhã, para determinar essa permissão. "Nova resolução será feita para a partir de amanhã, todos os acima de 70 anos fazer a vacinação, além de idosos em instituições de longa permanência, que já foram vacinados desde sexta-feira".

Segundo ele, tal faixa etária segue determinações do PNI (Plano Nacional de Imunizações), que permite apenas para os septuagenários.

Redução na imunidade - A decisão de aplicar nova dose em quem já recebeu duas aplicações, se baseia em uma série de análises, algumas delas feitas pela própria SES, a respeito da queda de imunidade em pacientes mais velhos. Além deles, há os imunossuprimidos, que também estão inclusos nessa etapa.

Considerando toda a população do Estado, cerca de 73% dos habitantes receberam ao menos uma vacina e 43% encontram-se com imunização completa.

Nos siga no Google Notícias