ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MS é o 4º Estado com menor aumento na mortalidade desde o início da pandemia

Mato Grosso do Sul só está atrás de Piauí (8%), Paraná (7%) e Rio Grande do Sul (2%) que tem a menor taxa de mortes

Adriano Fernandes | 24/09/2020 22:36
Mapa com as taxas de mortalidade de todos os estados do país. (Foto: Gaúcha Zh) 
Mapa com as taxas de mortalidade de todos os estados do país. (Foto: Gaúcha Zh)

Mato Grosso do Sul é o 4º Estado do país com a menor elevação nas mortes provocadas por todo tipo de causa, desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O Estado está empatado com Minas Gerais e atrás apenas de Piauí (8%), Paraná (7%) e Rio Grande do Sul (2%) que tem a menor taxa de mortes. Os dados são de levantamento do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e divulgados pelo portal Gaucha Zh.

O estudo do excesso de mortalidade (óbitos que ocorrem além do projetado a partir de anos anteriores) é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para medir todos os efeitos provocados por fenômenos como uma pandemia.

O Conass projetou o número de óbitos que seria esperado entre 15 de março e 15 de agosto deste ano com base em tabulações do Sistema de Informações sobre Mortalidade e comparou com informações da Central de Informações do Registro Civil. Por esse modelo, o Brasil teve, até o mês passado, 118,4 mil mortes além da média projetada para o período, equivalente a um acréscimo de 22%.

O Rio Grande do Sul teve o desempenho menos ruim, com um excedente de 2% que corresponde a 826 vidas perdidas além da média esperada de 37,4 mil. Já o Amazonas, teve um aumento de 74% nas notificações de morte por todo tipo de causa.

Dados atualizados - O boletim epidemiológico de hoje (24) acrescenta 13 mortes ao total de vítimas fatais em Mato Grosso do Sul e outros 815 infectados em relação a ontem. Esse números fizeram as média móveis dos últimos 7 dias subir um pouco, para 12 óbitos diários e 661 infectados a cada 24 horas. Até esta quinta-feira (24), 66.426 já se infectaram com a doença e outras 1.217 já morreram de covid-19, em Mato Grosso do Sul.

 


Nos siga no Google Notícias