ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

MS lidera ranking nacional de transparência sobre coronavírus

De acordo com o governo do Estado, foram investidos mais de R$ 1 milhão em tecnologia

Por Gabriel Neris | 17/09/2020 14:12
Mulher passa por exame rápido de covid na Capital (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Mulher passa por exame rápido de covid na Capital (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

O Instituto Open Knowledge Brasil coloca Mato Grosso do Sul em primeiro lugar no Índice da Transparência da Covid-19, avaliando a qualidade das informações publicadas em portais oficiais relativas à doença.

De acordo com o governo do Estado, foram investidos mais de R$ 1 milhão em tecnologia para levar à população acesso aos resultados de testes, via SMS, e-mail ou site, e até doações de equipamentos e materiais destinados ao combate ao coronavírus.

“Quanto mais informações nós fornecemos, mais nós vamos dar instrumento à população para que possa se prevenir e seguir aquilo que é recomendável junto às autoridades de saúde”, diz o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Através do Portal do Coronavírus, na aba “Informações Covid-19”, é possível ter acesso ao boletim epidemiológico diário.

Marcos Espíndola de Freitas, coordenador de Tecnologia da Informação da SES, explica que um dos principais produtos desenvolvidos foi o acesso aos resultados dos testes.

“Criamos uma infraestrutura computacional com softwares e de logística que foram espalhadas em algumas cidades do Estado. O serviço de testagem foi permeado por meio de um suporte tecnológico que prevê desde o agendamento dos testes a emissão dos resultados via e-mail, SMS ou pode ser consultado no site do coronavírus”, detalha.

Caso não receba o resultado do exame, o paciente tem como alternativa o “Help Desk, com telefones e contatos, onde a pessoa pode entrar em contato para fazer a solicitação. O suporte corrige o problema e emite o resultado”.

Outra ferramenta de inteligência criada é a gestão de leitos, que não existia antes da pandemia. O Covid Hospitalar conta com cerca de 100 instituições públicas e privadas informando sobre a disponibilidade de leitos. Também é possível saber como está o nível de estoque de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) dos hospitais.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário