ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MS lidera ranking nacional de transparência sobre coronavírus

De acordo com o governo do Estado, foram investidos mais de R$ 1 milhão em tecnologia

Gabriel Neris | 17/09/2020 14:12
Mulher passa por exame rápido de covid na Capital (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Mulher passa por exame rápido de covid na Capital (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

O Instituto Open Knowledge Brasil coloca Mato Grosso do Sul em primeiro lugar no Índice da Transparência da Covid-19, avaliando a qualidade das informações publicadas em portais oficiais relativas à doença.

De acordo com o governo do Estado, foram investidos mais de R$ 1 milhão em tecnologia para levar à população acesso aos resultados de testes, via SMS, e-mail ou site, e até doações de equipamentos e materiais destinados ao combate ao coronavírus.

“Quanto mais informações nós fornecemos, mais nós vamos dar instrumento à população para que possa se prevenir e seguir aquilo que é recomendável junto às autoridades de saúde”, diz o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Através do Portal do Coronavírus, na aba “Informações Covid-19”, é possível ter acesso ao boletim epidemiológico diário.

Marcos Espíndola de Freitas, coordenador de Tecnologia da Informação da SES, explica que um dos principais produtos desenvolvidos foi o acesso aos resultados dos testes.

“Criamos uma infraestrutura computacional com softwares e de logística que foram espalhadas em algumas cidades do Estado. O serviço de testagem foi permeado por meio de um suporte tecnológico que prevê desde o agendamento dos testes a emissão dos resultados via e-mail, SMS ou pode ser consultado no site do coronavírus”, detalha.

Caso não receba o resultado do exame, o paciente tem como alternativa o “Help Desk, com telefones e contatos, onde a pessoa pode entrar em contato para fazer a solicitação. O suporte corrige o problema e emite o resultado”.

Outra ferramenta de inteligência criada é a gestão de leitos, que não existia antes da pandemia. O Covid Hospitalar conta com cerca de 100 instituições públicas e privadas informando sobre a disponibilidade de leitos. Também é possível saber como está o nível de estoque de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) dos hospitais.

Nos siga no Google Notícias