ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

MS melhora taxa de isolamento, mas nem no feriadão consegue atingir índice ideal

Monitoramento por geolocalização aponta que 56 % da população sul-mato-grossense ficou em casa no dia 21; média nacional é de 58%

Maressa Mendonça | 22/04/2020 15:05
De máscara, campo-grandenses circulam pelo centro da cidade (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
De máscara, campo-grandenses circulam pelo centro da cidade (Foto: Arquivo/Paulo Francis)


A taxa de isolamento social em Mato Grosso do Sul aumentou neste último feriado quando 56,1% da população ficou em casa. Com este índice, o Estado deixou a última posição do ranking no quesito, mas ainda está entre os últimos,  ganhando apenas do Amapá (AP), de Alagoas (AL) e de Roraima (RR).

Conforme dados do In Loco, que calcula a taxa de isolamento por meio do sistema de georreferenciamento,  a média nacional neste 21 de abril ficou em 58,9%. Desde que os cálculos começaram a ser realizados é possível perceber que durante os fins de semana e feriados a população costuma ficar mais em casa.

No último feriado, a capital sul-mato-grossense ficou em último lugar do ranking do isolamento social, mas melhorou o percentual neste dia de Tiradentes.

Para a SES (Secretaria de Estado de Saúde) a taxa de isolamento ideal para evitar a propagação do coronavírus deve ficar, no mínimo, em 70%. No feriado de Tiradentes, apenas sete municípios de Mato Grosso do Sul alcançaram este índice. São eles: Paranhos (85,4%), Taquarussu (74,9%), Corguinho (71,8%), Ladário (71,1%), Anaurilândia (70,8%), Aral Moreira (70,7%) e Jateí (70,4%).

Os piores índices de isolamento social foram registrados nas cidades de Antônio João (47,8%), Jardim (48,6%), Nioaque (49,7%), Caarapó (51,8%), e Tacuru (51,8%). A taxa em Campo Grande tem se mantido entre 41% e 55%.

Até o momento, o isolamento social é a única maneira de evitar a propagação do coronavírus. O último boletim sobre o coronavírus divulgado pela SES aponta para 175 casos confirmados, 27 em investigação e cinco mortes em Mato Grosso do Sul.

O titular da SES, Geraldo Resende alerta para a liberação do comércio e outras atividades como escolas e cultos.

 “Será uma catástrofe se acontecer essa volta geral. Poderemos ter daqui a 15, 20, 30 dias um número exagerado de casos e nós ainda não temos uma organização completa, mesmo que trabalhando intensamente, para absorver o grande número de pessoas. Para nós mais importante que o dinheiro, é a vida das pessoas”, declarou durante live sobre a doença.

Nos siga no Google Notícias