ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 17º

Capital

Toque de recolher completa um mês com 4 mil denúncias

Foram 2,8 mil pessoas abordadas entre às 22h e 5h, mas taxa de isolamento continuou abaixo do recomendado pela OMS

Tainá Jara | 22/04/2020 14:12

Balanço do toque de recolher, instituído há um mês pela prefeitura para incentivar o isolamento social diante da pandemia do novo coronavírus, foi divulgado nesta quarta-feira pela Sesdes (Secretaria Municipal de Segurança Pública). Conforme o levantamento, entre 21 de março e 21 de abril, a Guarda Municipal realizou 7.800 atendimentos, foram recebidas 4 mil denúncias, 900 comércios foram fiscalizados, 17 notificados e 2 fechados.

A abordagem de pessoas, entre às 22h e 5h, foi a principal ação das equipes de segurança e atingiu 2.800 transeuntes, sendo que oito foram levadas à delegacia. De acordo com o levantamento, apenas 101 foram abordadas nos primeiros dias da medida, indicando um respeito maior ao decreto, por parte dos moradores.

Nos dias posteriores, o número de pessoas circulando nas ruas fora do horário permitido aumentou. Já em relação aos estabelecimentos comerciais, as fiscalizações reduziram com o passar dos dias de restrição de funcionamento.

Instituída para incentivar o isolamento social, a medida, segundo o próprio prefeito, ganhou destaca pela eficácia no combate a criminalidade. “O toque de recolher principalmente diminuiu o índice de violência e de criminalidade na nossa cidade abruptamente. A Guarda Municipal tem feito a fiscalização e o cumprimento do decreto”, afirmou em transmissão ao vivo, realizada na manhã de hoje.

Isolamento - A efetividade quanto ao isolamento social, objetivo principal da ação, no entanto, não é motivo de sucesso. A Capital, conforme o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), tem uma das piores taxas de isolamento do País.

Divulgada na semana passada, o estudo, feito a partir de um índice desenvolvimento pelo Instituto, o IDS (Índice de Medidas Legais de Distanciamento Social), apontou Campo Grande entre as piores capitais do Brasil em aplicação das medidas: 19º lugar.

No levantamento divulgado pelo governo do Estado, no dia 16 de abril, a Capital atingiu 44,1% da taxa média de isolamento social. As regiões com piores índices foram: Jardim dos Estados (30,3%), Jardim América (30,4%), Nova Campo Grande (30,8%), Rita Vieira (31,9%) e Mata do Jacinto (31,9%).

A taxa recomendada pela OMS (Organização da Saúde) para que o isolamento social seja eficaz e não sobrecarregue o sistema de saúde diante da pandemia do novo coronavírus é de 70%.

A Capital concentra 91 dos 175 casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul. Das seis mortes verificadas no Estado, duas foram de pessoas residentes em Campo Grande.

No Brasil, são mais de 44 mil casos confirmados da covid-19, sendo 27,8 mil mortes. No mundo, são 2,6 milhões pessoas contaminadas, sendo que mais de 180 mil morreram.

Nos siga no Google Notícias