ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

MS receberá 18,3 mil doses de vacina contra a covid para crianças de 5 a 11 anos

Previsão é de que vacinas cheguem aos municípios de Mato Grosso do Sul no sábado, dia 15

Guilherme Correia | 12/01/2022 09:50
Doses de vacina contra a covid da Pfizer terão dosagem específica para público infantil e virão em ampola laranja. (Foto: Divulgação)
Doses de vacina contra a covid da Pfizer terão dosagem específica para público infantil e virão em ampola laranja. (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul deve receber 18,3 mil doses de vacinas da Pfizer, com dosagem específica para crianças de cinco a 11 anos, na sexta-feira (14), de acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), na primeira remessa encaminhada pelo governo federal.

As doses de imunizantes adquiridas pela União estão previstas para desembarcar no Brasil amanhã (13), serem distribuídas pelo Ministério da Saúde no dia seguinte aos estados e repassadas aos municípios sul-mato-grossenses no sábado (15).

A previsão da SES é de que a vacinação deste público possa ter início já no primeiro dia do próximo final de semana. Vale lembrar que o calendário exato é definido pelas secretarias municipais de Saúde, com base na demanda e oferta de doses.

"Estamos aptos para iniciar essa aplicação das doses no dia subsequente à chegada. Elas chegam, são distribuídas nos municípios, provavelmente, se tudo der certo, no dia 14, e no dia subsequente, temos capacidade de iniciar. Isso, caso a nossa logística não tenha nenhum tipo de atraso", explica o assessor militar da pasta, coronel Marcello Fraiha.

O Estado possui estimativa de 301 mil crianças nesta faixa etária, sendo 13,2 mil indígenas, um dos grupos que deverão ser priorizados, conforme diretrizes nacionais.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso de tais imunizantes desde meados de dezembro, mas a pasta federal só decidiu por incluir as crianças mais novas no plano de imunizações neste mês.

Atualmente, somente indivíduos acima de 12 anos podem se vacinar contra o coronavírus. As novas doses infantis - para cinco a 11 anos - terão dosagem diferente das demais.

Conforme o Ministério, a previsão é de que a primeira remessa de vacinas chegue em 13 de janeiro com 1,2 milhão de doses para todo o País. Em seguida, cerca de 3,7 milhões de doses devem chegar até o final do mês.

Cadastro - Campo Grande espera o envio de doses do Ministério da Saúde para iniciar vacinação das cerca de 90 mil crianças, de cinco a 11 anos, conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública).

Até a semana passada, havia menos de 10% do público infantil cadastrado no sistema, que serve para agilizar o processo de aplicação.

Nesta manhã, a pasta municipal publicou informativo para que os pais possam registrar os filhos para estarem aptos a receber o imunizante.

  1. Acesse o site vacina.campogrande.ms.gov.br;
  2. Escolha o menu "primeiro acesso";
  3. Selecione o perfil "idade entre os 05 e 11 anos com ou sem comorbidades";
  4. Clique em "continuar", preencha os dados pessoais e acrescente os documentos da criança e do adulto responsável legal.

Observação: Em caso de crianças que tenham alguma comorbidade, é necessário também anexar o laudo médico.

(*) Matéria editada às 10h52 para atualização do número total de vacinas encaminhadas neste lote a Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias