ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  11    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Ponte Bioceânica entra em nova fase com concretagem da estrutura

Consórcio Pybra deu início nesta sexta-feira (11) à etapa com apoio de um carro de avanço

Por Jéssica Fernandes | 11/07/2025 15:45
Ponte Bioceânica entra em nova fase com concretagem da estrutura
Equipes iniciaram a concretagem da estrutura que vai sustentar os cabos da ponte (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (11), a obra da Rota Bioceânica deu mais um passo. O consórcio Pybra realiza a concretagem da armação conduzida pelo carro de avanço sobre a passarela internacional da Rota Bioceânica. Este equipamento será responsável por conduzir os cabos que farão a ligação física entre Carmelo Peralta a Porto Murtinho, sobre o Rio Paraguai.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A construção da Ponte Bioceânica, que ligará Carmelo Peralta (Paraguai) a Porto Murtinho (Brasil), avançou com o início da concretagem da estrutura de sustentação dos cabos. A obra, executada pelo Consórcio Binacional Pybra, terá 1.294 metros de extensão e torres de 125 metros de altura. O projeto, financiado pela Itaipu Binacional, visa encurtar o caminho entre os portos chilenos e mercados asiáticos, fortalecendo a posição estratégica de Mato Grosso do Sul no comércio internacional. As obras seguem rigorosos controles ambientais, incluindo monitoramento das áreas de extração e gestão de resíduos.

Considerada peça-chave da Rota Bioceânica, a ponte vai encurtar o caminho entre os portos do Chile e os mercados asiáticos, fortalecendo a posição estratégica de Mato Grosso do Sul no comércio internacional.

A estrutura terá 1.294 metros de extensão, incluindo viadutos de acesso e um trecho estaiado, sustentado por torres de 125 metros de altura. As obras estão sendo executadas pelo Consórcio Binacional Pybra, com financiamento da filial paraguaia da Itaipu Binacional e sob supervisão do MOPC (Ministerio de Obras Públicas y Comunicaciones) do Paraguai.

Ponte Bioceânica entra em nova fase com concretagem da estrutura
De outro ângulo, imagem mostra a estrutura localizada em Porto Murtinho. (Foto: Divulgação)

Controle ambiental no Lote 2  - Além de avançar com a consolidação da estrutura, a obra no Lote 2 segue sob rigorosos controles ambientais, garantindo a proteção da biodiversidade. No local é realizado monitoramento constante nas áreas de extração de solo, com gestão responsável dos resíduos gerados nos acampamentos, tanto os sólidos quanto os perigosos.

O Lote 2 abrange aproximadamente 59 quilômetros na área de Mariscal Estigarribia e está sendo desenvolvido pelo Consórcio Chaco Norte. Sua construção faz parte do terceiro trecho da Rota PY15, que abrange 224 quilômetros estratégicos do Chaco Paraguaio.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias