ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 11º

Cidades

Ônibus quebra quatro vezes em viagem de paciente para tratamento de câncer

Mulher ia ao Hospital do Amor, mas o percurso teve panes, falta de água e durou quase 24 horas

Por Bruna Marques | 24/06/2026 11:05
Ônibus quebra quatro vezes em viagem de paciente para tratamento de câncer
Ônibus da Viação Total, identificado pelo número 18003, citado em reclamação de passageiro (Foto: Direto das Ruas)

Uma viagem de Campo Grande a Barretos, no interior de São Paulo, que deveria levar pacientes e acompanhantes ao destino com segurança, virou uma sequência de panes e espera na rodovia. Segundo denúncia feita por Heraldo Stockler Bojikian, de 59 anos, a esposa dele, que faz tratamento no Hospital de Câncer de Barretos, enfrentou quase 24 horas de deslocamento em um ônibus da empresa Viação Total, que teria quebrado quatro vezes durante o trajeto.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Passageiros que viajavam de Campo Grande a Barretos, incluindo pacientes em tratamento oncológico, enfrentaram quase 24 horas de deslocamento após o ônibus da Viação Total quebrar quatro vezes. Sem água e sem banheiro, os passageiros caminharam cerca de um quilômetro até um posto. O mesmo veículo teria voltado a circular com problemas. A empresa não se manifestou.

A denúncia chegou ao Campo Grande News, na manhã desta quarta-feira (24), através do canal Direto das Ruas.

Segundo Heraldo,  a esposa embarcou em Campo Grande às 20h45 de domingo. Conforme o relato do marido, o primeiro problema ocorreu ainda na madrugada de segunda-feira, logo depois de Presidente Prudente. Depois, o ônibus voltou a apresentar falhas perto de Penápolis, em outro ponto que a esposa não conseguiu identificar, e, por fim, próximo ao município de José Bonifácio, também em São Paulo.

“Tentaram arrumar, fizeram uma gambiarra, segundo a minha esposa, e não deu certo. Estourou a tampa do radiador de cima, depois estourou a tampa do radiador de baixo”, disse.

De acordo com o denunciante, os passageiros ficaram cerca de três horas parados na beira de uma rodovia em São Paulo. Ele questiona a falta de assistência no trecho. “O que me causou estranheza, porque tem suporte, tem apoio, porque são privatizadas, mas nenhum tipo de socorro apareceu”, relatou.

Ônibus quebra quatro vezes em viagem de paciente para tratamento de câncer
Imagem mostra o compartimento aberto, com motor, correias, mangueiras e sistema de ventilação aparentes (Foto: Direto das Ruas)

Ainda segundo Heraldo, a empresa teria enviado um mecânico, mas até o atendimento virou problema. “A empresa encaminhou o mecânico, que eu não sei se é da empresa ou se é alguém improvisado. No caminho, a caminhonete quebrou também”, contou.

A situação teria ficado pior porque, conforme o relato, a água potável disponível aos passageiros foi usada no radiador do ônibus para tentar manter o veículo em funcionamento.

Ônibus quebra quatro vezes em viagem de paciente para tratamento de câncer
Passageiro enviou à empresa imagens da passagem, da placa e do ônibus identificado pelo número 18003 (Foto: Reprodução)

“Para você ter uma ideia, pegaram a água que tinha à disposição dos passageiros, para colocar no radiador para poder continuar a viagem. E aí, na hora em que o ônibus quebrou, onde eles ficaram mais tempo, na rodovia, eles não tiveram nem água para beber”, afirmou.

Sem água e sem banheiro no local, passageiros precisaram caminhar até um posto. “As pessoas tiveram que andar cerca de um quilômetro para chegar a um posto que tinha, para conseguir tomar água e ir ao banheiro”, disse Heraldo.

A esposa dele viajava acompanhada de uma prima. Segundo o denunciante, parte dos passageiros tentou conseguir carona, mas o motorista teria se recusado a retirar bagagens do compartimento do ônibus. “O motorista disse que não ia retirar a bagagem, porque era muita coisa”, declarou.

Ônibus quebra quatro vezes em viagem de paciente para tratamento de câncer
Denunciante relata que esposa estava em ônibus com problemas mecânicos (Foto: Reprodução)

Como as malas da esposa e da prima estavam na parte inferior do compartimento, elas conseguiram seguir até José Bonifácio em uma ambulância. Além das duas, também foram levados um senhor e uma senhora que, segundo Heraldo, também fazem tratamento. O grupo ficou em um posto que seria ponto de parada do ônibus na cidade, de onde continuaria a viagem.

Medo do retorno - Heraldo afirma que costuma acompanhar a esposa nas idas a Barretos, mas, desta vez, não pôde viajar. “Na maioria das vezes, a gente conseguiu ir de carro, eu consegui ir acompanhando ela, mas, dessa vez, por questões de trabalho, não pude”, explicou.

Após o ocorrido, ele publicou uma reclamação no site “Aonde Não Irem Campo Grande” contra a empresa. Segundo Heraldo, comentários de outros usuários também apontam problemas envolvendo a Viação Total.

O denunciante diz ainda ter prints da conversa com a empresa e critica o atendimento recebido. “As respostas, você percebe que são robotizadas e, assim, é um descaso, um despreparo, uma desconsideração total com os usuários, com os passageiros”, afirmou.

A preocupação aumentou quando, na noite desta terça-feira, uma conhecida da esposa, embarcaria de Barretos para Campo Grande. Segundo Heraldo, o ônibus previsto para a viagem seria o mesmo. “Adivinha qual era o ônibus? O 018003. Ou seja, eles talvez fizeram alguma gambiarra para colocar esse ônibus na estrada”, disse.

Ônibus quebra quatro vezes em viagem de paciente para tratamento de câncer
Em conversa empresa informou que tratativas eram feitas com equipe técnica e motorista (Foto: Reprodução)

De acordo com ele, o veículo deveria sair de Barretos às 22h, mas já estava três horas atrasado porque estaria quebrado nas proximidades de São José do Rio Preto. “Que Deus abençoe e que tenham conseguido retornar sãos e salvos as pessoas de ontem”, declarou.

A esposa de Heraldo tem retorno previsto de Barretos para Campo Grande no ônibus das 22h de hoje, novamente pela empresa. O marido afirma que ela foi orientada a acionar a polícia caso o veículo 018003 apareça na rodoviária.

“Não tem condição de ela pegar esse ônibus, ainda mais agora com esse frio, passar a noite com o ônibus quebrado, uma noite gelada, sem condição, sem nenhuma garantia de assistência”, afirmou.

A reportagem entrou em contato com a empresa pelo telefone 0800 085 8080 e foi informada pela atendente de que solicitações da imprensa devem ser feitas somente por e-mail.

O Campo Grande News enviou pedido de posicionamento à empresa sobre as falhas relatadas, a assistência prestada aos passageiros, a possível reutilização do ônibus 018003, eventuais medidas de segurança e a possibilidade de ressarcimento. A reportagem aguarda retorno.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.