ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Operação combate desmatamento ilegal em Mato Grosso do Sul e mais 16 estados

Fiscalização será feita pelo Ministério Público em parceria com outros órgãos ambientais

Por Ana Paula Chuva | 15/09/2025 06:59
Operação combate desmatamento ilegal em Mato Grosso do Sul e mais 16 estados
Área de Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação | Governo de MS)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) dá início, nesta segunda-feira (15), à 8ª edição da Operação Mata Atlântica em Pé para fiscalizar áreas de desmatamento. A ação acontece em mais 16 estados em parceria com outras instituições dos sistemas de proteção ambiental.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul inicia a 8ª edição da operação Mata Atlântica em Pé, que fiscalizará áreas de desmatamento em 17 estados brasileiros. A ação, coordenada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente, realizará fiscalizações remotas e presenciais. Em 2024, foram identificados 19,5 mil hectares de área desmatada ilegalmente, equivalente a 27 campos de futebol, resultando em R$ 143,1 milhões em multas. O número representa um aumento de 9% em relação ao ano anterior, com 1.635 alertas registrados. O balanço das ações será apresentado em 26 de setembro.

Durante o período, serão realizadas fiscalizações remotas e incursões em campo. Ao final da ação, serão contabilizados os alertas de desmatamento, a extensão, em hectares, das áreas desmatadas ilegalmente, autuadas e embargadas, bem como a soma das multas administrativas aplicadas.

A operação é nacional e será coordenada pela Abrampa (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente). Segundo o MPMS, o percentual de alertas de desmatamento da Mata Atlântica vem crescendo de forma significativa, e o trabalho visa a identificar os responsáveis pelo crime ambiental. No dia 26 de setembro, será apresentado o balanço das ações.

Aumento – Em 2024, foram emitidos 1.635 alertas que identificaram 19,5 mil hectares desmatados ilegalmente. O número equivale a 27 campos de futebol e resultou em R$ 143,1 milhões em multas, o maior valor registrado nas sete edições da operação.

Naquele ano, houve incremento de 9% na área de desmatamento ilegal monitorada, em comparação com o ano anterior, além de um aumento de 16% no número de propriedades verificadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.