ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Operação da Federal mira tráfico internacional de armas e conexão com os EUA

Ação "Florida Heat" é realizada, de forma simultânea em MS, Rio de Janeiro e na Flórida, nos EUA

Ana Oshiro | 15/03/2022 06:04

Na manhã desta terça-feira (15), a PF (Polícia Federal) deflagrou, em conjunto com o Ministério Público Federal, a Operação "Florida Heat" para desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de armas dos EUA para o Brasil. Em Campo Grande, uma pessoa já foi presa.

Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em Campo Grande (MS), no Rio de Janeiro (RJ) e na cidade de Miami, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, com apoio da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da Embaixada dos Estados Unidos.

De acordo com as investigações, que já duram cerca de dois anos, o grupo alvo da operação é responsável pela aquisição de armas de fogo, peças, acessórios e munições nos EUA, que em seguida, eram enviados para o Brasil em contêineres por rotas marítimas e por encomenda postal por avião para os estados do Amazonas, São Paulo e Santa Catarina, tendo como destino final uma residência em Vila Isabel, no Rio de Janeiro.

Operação é realizada na manhã desta terça-feira em MS, RJ e na Flórida, nos EUA. (Foto: Divulgação)
Operação é realizada na manhã desta terça-feira em MS, RJ e na Flórida, nos EUA. (Foto: Divulgação)

Conforme a PF, na maioria das vezes, o material era acondicionado dentro de equipamentos como máquinas de soldas e impressoras, despachados juntamente a outros itens, como telefones, equipamentos eletrônicos, suplementos alimentares, roupas e calçados.

Desta residência, as peças eram retiradas pelos integrantes da célula no Rio de Janeiro - responsável pela usinagem e montagem do armamento, com auxílio de impressoras 3D (Ghost Gunner) -, que posteriormente eram distribuídos para traficantes, milicianos e assassinos de aluguel.

O dinheiro para a compra do armamento era enviado do Brasil para os EUA através de doleiros. Foi identificado um brasileiro, dono de churrascarias em Boston, que recebia parte desse dinheiro e repassava para os alvos residentes nos EUA.

O bando investia o dinheiro adquirido com o tráfico de armas em imóveis residenciais, criptomoedas, ações, veículos e embarcações de luxo. Além das medidas judiciais já citadas, foi decretado o sequestro de bens, avaliados em cerca de R$ 10 milhões. Ao longo da investigação, foram apreendidos milhares de armas, peças, acessórios e munições de diversos calibres, tanto no Brasil quanto nos EUA.

O grupo criminoso, que responderá pelos crimes de tráfico internacional de armas, organização criminosa e lavagem de capitais. O nome da operação "Florida Heat" faz referência ao estado americano de onde as armas eram enviadas ao Brasil pelo grupo criminoso.

Ao todo, são cumpridos sete mandados de prisão preventiva. (Foto: Divulgação)
Ao todo, são cumpridos sete mandados de prisão preventiva. (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias