ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Paciente transferida para RO recebe alta, mas aguarda retorno para MS há 2 dias

Bruna Soares foi levada para Porto Velho e já pode voltar para MS; Saúde diz que passagem será viabilizada

Silvia Frias | 10/06/2021 11:48
Bruna está internada na enfermaria do hospital em Porto Velho, ansiosa pela volta (Foto /Arquivo familiar)
Bruna está internada na enfermaria do hospital em Porto Velho, ansiosa pela volta (Foto /Arquivo familiar)

A família da cabeleireira Bruna Maria Santos Duarte, 29 anos, enfrentou a angústia da transferência dela de Dourados para hospital em Porto Velho (RO), depois do agravamento de covid-19. Agora, tentam viabilizar o retorno dela, agora, recuperada e com alta hospitalar, mas ainda na enfermaria da unidade, sem previsão de volta.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) respondeu que ainda hoje irá viabilizar passagem em voo comercial para que um parente de Bruna possa ir buscá-la em Porto Velho, já que a moça somente será liberada pelo hospital com acompanhante. O retorno de Bruna, segundo a secretaria, será o procedimento padrão a ser adotado para os pacientes recuperados e que foram transferidos para outros estados.

Bruna mora em Dourados com o marido, Leandro Bazan, 31 anos e casal de filhos, de 8 e 2 anos. A mãe dela, a dona de casa Rose Duarte, conta que a filha começou a ter sintomas da doença no dia 21 de maio. Naquele dia, já aguardava o resultado do exame do marido, que testou positivo. Como Rose tem pressão alta e diabetes, a cabeleireira foi para casa e ficou isolada com a família.

Rose conta que a filha, o genro e os netos ficaram isolados por quase uma semana. “A gente levava comida para eles, chá caseiro, ficava cuidando de longe”, conta a dona de casa. No dia 27, Leandro havia piorado e resolveu procurar hospital, sendo internado, intubado e, no dia seguinte, transferido para o Hospital da Vida, em Dourados.

Bruna também apresentou piora no quadro clínico. Ela foi levada pelo pai ao PAM de Dourdos onde passou a usar balão de oxigênio. De tarde, segundo a mãe, foi para a UPA e permaneceu por uma semana.

No dia 3 de junho, a família recebeu informação de que Bruna precisava ser transferida para UTI, mas que a vaga era em Porto Velho (RO). “A gente se desperou, mas tinha que fazer escolha: se ficasse, não teria vaga, se fosse, o medo era dela não voltar”, conta Rose.

A família autorizou a transferência e a cabeleireira foi levada no mesmo voo que Nice Menani, 52 anos, que morreu de complicações da doença no dia 7 de junho.

Em Porto Velho, Bruna disse ao Campo Grande News que não chegou a ser intubada, mas permaneceu na UTI, utilizando equipamento auxiliar de respiração. Após 3 dias, apresentou melhora e saiu da unidade, sendo levada para enfermaria e agora, em alta hospitalar.

“Eu estou ansiosa, tento me distrair com celular”, diz Bruna, que passa o tempo em repouso e conversando com a família em Dourados.  “Quero ver meu marido, meus filhos”. A boa notícia é que Leandro foi extubado e começa a ser recuperar, em Dourados.

Segundo a SES, o retorno de Bruna deve ocorrer ainda hoje, a partir do contato da Central de Regulação com os familiares.

Nos siga no Google Notícias