ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Pela primeira vez, MS tem cidade com mais de 60% da população em casa

Em Taquarussu, 63% dos moradores respeitaram o isolamento ontem, enquanto a Capital teve índice baixo, de 36%

Guilherme Correia | 29/05/2020 12:01
Idoso usa máscara para se proteger em Campo Grande, cidade com um dos menores índices de isolamento em MS (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Idoso usa máscara para se proteger em Campo Grande, cidade com um dos menores índices de isolamento em MS (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

O destaque na taxa de isolamento social entre municípios de Mato Grosso do Sul, com base em boletim divulgado hoje (29) pela Ses (Secretaria de Estado de Saúde), foi o município de Taquarussu, distante 332 quilômetros de Campo Grande, que é a primeira cidade a registrar índice superior a 60%, mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

De acordo com dados coletados pela empresa de tecnologia Inloco ontem (28), o Estado ocupou a 25ª posição no ranking da taxa de isolamento social entre as unidades da federação, com só 37,2% da população respeitando a orientação.

A média no Brasil ficou em 41,2%. Os que melhor se posicionaram no ranking foram Amapá, Ceará, Acre e Pernambuco. Mato Grosso do Sul ficou atrás de Mato Grosso (37,5%) e se manteve a frente só de Tocantins (36,8%) e Goiás (36,4%).

O índice é feito com informações de bancos de dados da localização de dispositivos móveis e mostra o percentual da população que está em casa.

Em Campo Grande, que teve índice 36,5%, foi a 61ª cidade no ranking estadual, os bairros cujos moradores mais respeitaram a recomendação foram a Cidade Jardim (57,1%), Santo Amaro (56,9%), Cophavila 2(54,2%) e Carandá Bosque (52,4%).

Os que registraram menor índice de isolamento foram o Jardim Seminário (24%), Vila Nasser (23,8%), Universitário (23,8%) e Mata do Segredo (23,5%).

Barreiras sanitárias - Diversos municípios de Mato Grosso do Sul adotaram barreiras sanitárias, a fim de evitar o deslocamento de infectados por covid-19 dentro dos respectivos perímetros urbanos.

De acordo com boletim feito pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e  Segurança Pública), foram 812.273 pessoas abordadas em todas as barreiras sanitárias instaladas nas entradas de municípios do Estado, de 30 de março a 29 de maio.

Taquarussu, além de ter destaque na taxa de isolamento, foi a mais efetiva no sistema de barreiras sanitárias - abordou 187.107 pessoas, sendo que oito delas apresentaram sintomas de covid-19.

Nos dois dias de atuação das barreiras na Capital, nesta semana, foram abordadas mais de 16 mil pessoas que entravam na cidade, e 28 delas apresentaram sintomas iniciais da doença e tiveram de realizar testagem, mas nenhuma teve resultado positivo.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias